Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
votação
QUE VOCÊ ACHA DO SITE
MUITO BOM
BOM
ECELENTE
RUIM
GOSTOU
NAO GOSTOU
CRIATIVO
OUTROS
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (92 votos)




ONLINE
1


Partilhe esta Página



Fixe

quinta-feira, 11 de junho de 2015
AVIAÇÃO/Air Guiné-Bissau: Formalmente criada, a companhia operará com dois aviões, nas rotas Bissau/Dakar, Bissau/Praia, Bissau/Lisboa. Conta ainda ter voos para a Guinée e, posteriormente, para Fortaleza no Brasil.

 

  • Bem-vindo

  • Sejam bem-vindos!
  • Volte quando você quiser. Você será sempre bem-vindo em nossa casa.

Be welcome!
Come back when you want. You will always be welcome in our house.


Malam cande

Agora todos pode deixar mensagens no Chat ou Xat falar comigo directo em tempo real.

Olá Meu nome Malam cande Guinenese, estudade no Brasil estado do Ceará cidade de Fortaleza.

Graduado: Gestão da tecnologia de informação (Faculdade Fatene)

Pós-Graduação:Gestão Ambiental (Faculdade Ateneu)

E-mail: malamcande88@gmail.com

whatsapp:+558588846746

Viber: +558588846746

quinta-feira, 11 de junho de 2015

AVIAÇÃO/Air Guiné-Bissau: Formalmente criada, a companhia operará com dois aviões, nas rotas Bissau/Dakar, Bissau/Praia, Bissau/Lisboa. Conta ainda ter voos para a Guinée e, posteriormente, para Fortaleza no Brasil.

01/06/2015 13h27 - Atualizado em 01/06/2015 13h40

S

Em acordo no Senado, programa de vigilância dos EUA será suspenso

Acesso a dados telefônicos por agência de espionagem expira meia-noite.
Votação para reforma da legislação teve 77 votos a favor e 17 contra.

O Senado dos Estados Unidos não chegou a um acordo para estender o programa de vigilância do país, em sessão extraordinária realizada neste domingo (31). Sem a prorrogação da chamada Lei Patriótica (Patrioct Act), que expira às 0h00 desta segunda-feira (01h da manhã no horário de Brasília), o serviço de coleta de dados tefefônicos não autorizados dos cidadãos pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) será suspenso.

Sem o acordo, os senadores votaram para a reforma do sistema de vigilância autorizando a Câmara dos Deputados a debater a "Lei da Liberdade" (Freedom Act), que restringe o acesso às informações das pessoas por parte do governo. Foram 77 votos favoráveis e 17 contra, repetindo vitória anterior ocorrida na Câmara dos Deputados americana.

O projeto prevê fim da coleta em massa de registros telefônicos de cidadãos americanos pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês).

"A Lei Patriótica expirará esta noite", disse o senador republicano Rand Paul.

Patrioct Act
O acesso as informações foi permitido pelo "Patriot Act", sancionado em lei pelo ex-presidente republicano George W. Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, e vai expirar à meia-noite deste domingo, obrigando a NSA a desligar um enorme sistema de vigilância.

Com a liberação do Senado, a Câmara poderá iniciar os debates para definir a nova lesgislação, chamada de "Freedom Act", que vai substituir o atual acesso às informações por um sistema de busca de dados mantidos por companhias de telefone, em situações analisadas caso a caso.

Essa será uma das mudanças mais significativas decorrentes das revelações não autorizadas do antigo funcionário terceirizado da NSA, Edward Snowden.

O presidente Barack Obama apoia o “USA Freedom Act”, que está alinhado à proposta que ele fez em março. A Câmara aprovou um projeto semelhante no ano passado, mas ele foi rejeitado pelo Senado.

Programa de vigilância dos EUA é suspenso temporariamente

Acesso a dados telefônicos por agência de espionagem expirou meia-noite.
Votação para reforma da legislação teve 77 votos a favor e 17 contra.

Foi suspensa temporariamente a partir de 0h desta segunda-feira (1º) a autorização do governo dos Estados Unidos para espionar em massa dados telefônicos e outras informações de seus cidadãos, após o Senado do país não aprovar uma legislação para renovar esses poderes.

Após um debate entre aqueles que desconfiam da intromissão do governo e os que defendem a espionagem para evitar ataques terroristas, o Senado votou pelo avanço da reforma de uma legislação para substituir o programa de monitoramento telefônico revelado há dois anos pelo ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden. A nova legislação prevê a permissão da espionagem, mas aprovada caso a caso.

Em um comunicado divulgado na noite do domingo, a Casa Branca pediu que os senadores trabalhem rapidamente na nova lei. “Instamos o Senado a garantir que este lapso irresponsável das autoridades seja tão curto quanto possível. Em uma questão que é tão crítica quando a nossa segurança nacional, senadores individuais devem colocar de lado suas motivações partidárias e agir rapidamente. O povo americano não merece nada menos”

O acesso as informações foi permitido pelo "Patriot Act", sancionado em lei pelo ex-presidente republicano George W. Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos. A suspensão obriga a NSA a desligar um enorme sistema de vigilância.

Com a liberação do Senado, a Câmara poderá iniciar os debates para definir a nova lesgislação, a "Lei da Liberdade" (Freedom Act), que vai substituir o atual acesso em massa às informações por um sistema de busca de dados mantidos por companhias de telefone, em situações analisadas caso a caso.

A decisão ocorreu em sessão extraordinária. Foram 77 votos favoráveis e 17 contra, repetindo vitória anterior ocorrida na Câmara dos Deputados americana.

Apesar de o Senado não ter agido a tempo para impedir que o programa expirasse, a votação foi ao menos uma vitória parcial para o presidente Barack Obama, que defende a reforma como uma maneira de lidar com as questões de privacidade, ao mesmo tempo em que preserva uma ferramenta importante para ajudar o país a se proteger de ataques.

Obama apoia o “USA Freedom Act”, que está alinhado à proposta que ele fez em março. A Câmara aprovou um projeto semelhante no ano passado, mas ele foi rejeitado pelo Senado.

Mas a aprovação final no Senado foi adiada ao menos até terça-feira (2) por objeções apresentadas pelo senador de oposição Rand Paul, um republicano da corrente libertária pré-candidato à Presidência, que acusou o programa da NSA de ser ilegal e inconstitucional.

Caso haja avanços, essa será uma das mudanças mais significativas decorrentes das revelações de Snowden.

 

Jornal inglês crava acerto de CR7 com PSG, mas depende de Ibra e Uefa
Segundo publicação, Real Madrid aceita vender o craque português por cerca de R$420 milhões, porém há entrave no fair play financeiro e saída do jogador sueco

 


Noticias
Noticias

 Ministros europeus reunem-se com resposta à ameaça terrorista na mesa

Bruxelas - Os ministros do Interior da União Europeia vão discutir esta sexta-feira, em Bruxelas, uma coordenação das medidas a tomar para fazer face à ameaça terrorista, numa reunião extraordinária convocada na sequência dos atentados de Paris.

Na mesa de reuniões dos ministros do Interior da União Europeia, vão estar serão as respostas operacionais imediatas que devem ser tomadas em matérias como um registo de nomes dos passageiros (PNR) europeu, o reforço dos controlos das fronteiras externas da UE, novos regulamentos para armas de fogo, combate ao financiamento de terroristas e resposta da justiça criminal.

A alteração deverá ser realizada até Março de 2016, incluindo «ligação electrónica» às bases de dados da Interpol em todos os pontos de entrada e saída das fronteiras externas, e «verificação automática dos documentos.

Alemanha precisa de mais tempo para avaliar novo acordo de resgate da Grécia

Berlim - O governo alemão elogiou a cooperação do governo da Grécia na elaboração de um terceiro programa de resgate para o país, mas adiantou que precisa de mais tempo para avaliar os termos da proposta.

De acordo com a agência de notícias AFP, Berlim pediu «tempo suficiente» para analisar detalhadamente as 400 páginas de medidas que Atenas terá de implementar em troca do resgate de 85.000 milhões de euros.

«As duas opções ainda estão em cima da mesa: a aprovação do memorando de entendimento ou mais um empréstimo ponte», que dará a Atenas mais margem de manobra para cumprir com os compromissos com o BCE, disse o porta-voz do Ministério das Finanças alemão .

A Grécia e os credores internacionais, Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), estão sob pressão para finalizar o acordo de resgate até 20 de Agosto, data limite para Atenas pagar cerca de 3.400 milhões de euros ao BCE.

Estado Islâmico anuncia decapitação de refém croata

Cairo - O grupo auto-proclamado Estado Islâmico anunciou, esta quarta-feira, a decapitação de um cidadão croata de 31 anos sequestrado no Egipto, publicando uma imagem do suposto corpo da vítima.

O grupo jihadista leal ao Estado Islâmico (EI) no Egipto, Wilaya Sinaí, divulgou nas redes sociais uma fotografia onde aparece, supostamente decapitado, o refém croata Tomislav Salopek.

Salopek foi sequestrado a 22 de Julho por um grupo de homens armados não identificados numa estrada a cerca de 22 quilómetros a oeste do Cairo.

Os jihadistas ameaçaram matar o refém croata num prazo de 48 horas caso as autoridades do Cairo não libertassem «as mulheres muçulmanas» detidas em prisões egípcias. O prazo estabelecido pelos extremistas terminou na passada sexta-feira e as imagens foram divulgadas esta quarta-feira.

O croata de 31 anos, pai de dois filhos, trabalhava para uma empresa francesa como técnico geodésico e estava de passagem pelo Cairo, de regresso a casa.

Este foi o primeiro rapto de um estrangeiro pelo auto-proclamado Estado Islâmico no Egipto.

EUA: Tiroteio em cinema de Nashville termina com a morte do agressor

Washington - Um homem foi abatido depois de ter entrado armado numa sala de cinema de Nashville, nos EUA, onde começou a disparar indiscriminadamente sobre a assistência.

Um homem de 51 anos foi abatido pela polícia norte-americana depois de ter entrado no cinema Carmike Hickory 8, em Antioch, Nashville, durante a exibição do filme "Mad Max: Estrada da Fúria", onde começou a disparar indiscriminadamente sobre a assistência. Ouviram-se três tiros e quatro pessoas ficaram feridas.

O individuo chegou cerca das 13h15 ao cinema, transportava uma mochila, uma arma de fogo, um machado e gás pimenta. A polícia recebeu um alerta de incêndio no teatro de Antioch, nos arredores de Nashville, quando os agentes entraram na sala trocaram tiros com o suspeito, que acabou por ser morto.

Recorde-se que há uma semana, um homem abriu fogo num cinema em Lafatatte (Louisiana), tendo provocado a morte a duas pessoas e ferido nove, antes de ser morto pela polícia local.

Líbia condena à morte filho de Kadhafi e colaboradores do ex-ditador.

Julgamento foi criticado por entidades de defesa dos direitos humanos. Seif al Islam Kadhafi foi condenado por reprimir violentamente uma revolta.
 Um tribunal da Líbia condenou nesta terça-feira (28) à morte Seif al Islam Kadhafi, o filho mais conhecido do ex-líder líbio, além de oito colaboradores do falecido ditador.
O tribunal com sede em Trípoli condenou à morte, entre outros, o último primeiro-ministro de Muanmar Kadhafi, Bagdadi al Mahmudi, e seu ex-chefe dos serviços de inteligência, Abdullah Senusi.
Os dois ex-dirigentes estavam presentes na sala. Já Saif al Islam não acompanhou o julgamento na capital líbia, porque está preso na cidade de Zintan (sudoeste), nas mãos de uma milícia oposta às autoridades de Trípoli. Durante o processo participou por videoconferência.
Os condenados foram processados por seu papel na sangrenta repressão da revolta que, ajudada por uma intervenção da Otan, terminou com mais de 40 anos de regime kadhafista em 2011 e com a própria vida de Muanmar Kadhafi.
No total, 37 pessoas eram acusadas de crimes como assassinato e cumplicidade na incitação ao estupro durante a revolta de 2011.
Também eram processadas por sequestro, saques, sabotagem, desvio de fundos e contratação de mercenários africanos.
O julgamento, iniciado em abril de 2014, foi criticado por organizações de defesa dos direitos humanos, que afirmam que os acusados tiveram um acesso limitado a advogados e a documentos chave.
O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos criticou a condenação de Saif al-Islam Kadhafi e denunciou a ausência de um processo justo.
"A ONU e opõe à utilização da pena de morte em qualquer circunstância. Neste caso, em que as normas para um julgamento justo não foram claramente atendidas, nós condenamos a imposição da pena de morte", indicou o porta-voz do Alto Comissariado, Ravina Shamdasani, em um comunicado divulgado em Genebra.
O caso de Saif al Islam também foi marcado por uma disputa não resolvida com o Tribunal Penal Internacional de Haia, que reivindica sua jurisdição no caso.
Na sala, no centro de Trípoli e sob fortes medidas de segurança, 29 acusados estavam presentes.
Nove foram condenados à morte ante o pelotão de fuzilamento e oito à prisão perpétua.
Quatro foram absolvidos, enquanto as acusações contra um acusado foram abandonadas e ele será enviado a um hospital psiquiátrico. O resto dos 37 acusados foram condenados a penas que variam de 1 a 12 anos de prisão.
Segundo o procurador-geral, as penas de prisão são aplicáveis imediatamente, e apenas os condenados à morte podem apelar da decisão ante a Suprema Corte.
Disputas em torno de Saif al Islam
A milícia que mantém Saif al Islam preso é leal ao governo reconhecido internacionalmente, que em agosto de 2014 precisou se refugiar em Tobruk (leste) quando uma coalizão de milícias tomou o poder em Trípoli, criando seu próprio governo e parlamento.
O Conselho de Segurança da ONU confiou o conflito líbio ao TPI em fevereiro de 2011, em meio à repressão do regime de Kadhafi contra um levante popular encorajado pela Primavera Árabe, que acabava de derrubar os presidentes de Tunísia e Egito.
Os promotores do Tribunal consideram que Saif al Islam formava parte do círculo mais íntimo de seu pai, e que "concebeu e dirigiu um plano para dissuadir e colocar fim por todos os meios às manifestações civis contra o regime de Kadhafi".
O Tribunal com sede em Haia acusa Saif al Islam, frequentemente apresentado como possível sucessor de seu pai, de crimes de guerra e contra a humanidade.
Desde sua captura, em novembro de 2011, um mês depois da morte de seu pai, o TPI pediu sua extradição, até o momento em vão.
O TPI, competente para julgar genocídios e crimes de guerra e contra a humanidade cometidos a partir de 2012, também exige Senusi, que primeiro se refugiou na Mauritânia e depois foi extraditado à Líbia.

 

Dólar passa a subir contra real, por preocupação com fiscal e Fed Moeda dos EUA chegou a cair 0,6% ante real nesta terça.Dólar saltou 6% nas quatro sessões anteriores.

O dólar anulou a queda e passou a subir frente ao real nesta terça-feira (28), em meio a preocupações com a situação fiscal brasileira e à expectativa de alta dos juros norte-americanos.
Às 11h40, a moeda norte-americana avançava 1%, a R$ 3,3977 na venda.
Veja cotação.
Mais cedo, a divisa chegou a cair 0,6% na mínima da sessão, a R$ 3,3438, após acumular alta de 6% nas últimas quatro sessões.

"A verdade é que o dólar não tem motivo para cair. Qualquer queda vai ser um alívio temporário", disse a operadora de um banco nacional.

Investidores têm demonstrado preocupação com a possibilidade de o Brasil perder seu grau de investimento, após cortes nas metas fiscais do governo deste e dos próximos anos surpreenderem e decepcionarem os mercados financeiros.

Outro fator importante para os próximos passos do dólar é a reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano, que termina na quarta-feira. Sinalizações de que o Fed caminha para elevar os juros ainda neste ano podem servir de gatilho para a moeda norte-americana dar mais um salto, afirmaram operadores, uma vez que o aperto monetário pode atrair para a maior economia do mundo recursos aplicados no Brasil.

"A trajetória do dólar é de volatilidade no curto e no médio prazo", disse o operador da corretora SLW João Paulo de Gracia Correa, para quem a moeda deve ultrapassar 3,40 reais no curto prazo.

O atual momento do mercado de câmbio também fez investidores redobrarem a atenção sobre a intervenção do Banco Central, já que a valorização da moeda norte-americana tende a pressionar a inflação ao encarecer importados. O sinal mais imediato será o anúncio da rolagem dos swaps cambiais que vencem em setembro, equivalentes a venda futura de dólares.

Nos últimos meses, o BC tem feito rolagens parciais e caminha para repor cerca de 60% do lote de agosto, equivalente a 10,675 bilhões de dólares. Operadores têm afirmado que, se mantiver essa proporção para o lote de setembro, o BC sinalizaria que está confortável com o avanço da moeda norte-americana.

Mais tarde, o BC dará continuidade à rolagem dos swaps cambiais que vencem em agosto, com oferta de até 6 mil contratos, equivalentes a venda futura de dólares.

Família de negro morto pela polícia nos EUA receberá US$ 5,9 milhões
Mortes de Eric Garner e Michael Brown desencadearam onda de violência. Garner morreu após receber uma gravata ao ser detido em junho de 2014.
   A família do afro-americano Eric Garner, morto por policiais de Nova York, nos Estados Unidos, há um ano durante sua prisão, receberá uma indenização de US$ 5,9 milhões, informaram nesta segunda-feira (13) fontes oficiais.
A vítima, de 43 anos, pai de seis filhos, morreu no dia 17 de junho de 2014 ao receber uma gravata de um agente que tentava prendê-lo por vender cigarros de forma ilegal no distrito de Staten Island.
   O escritório do auditor da Cidade de Nova York, Scott Stringer, informou em comunicado que as autoridades chegaram a um acordo com a família de Garner, que receberá US$ 5,9 milhões como forma de indenização.
O acordo evita a possibilidade de o caso ser resolvido nos tribunais depois de a família da vítima ter entrado, em outubro do ano passado, com um processo devido à morte de Garner.
  No último dia 3 de dezembro, porém, um grande júri rejeitou a possibilidade de processar o agente que aplicou a gravata na vítima, o que esgotou a via penal, apesar de se manter aberta a possibilidade de reivindicar danos civis.
  A nota indica que a cidade de Nova York e os herdeiros de Garner optaram pelo acordo levando em consideração "os melhores interesses para todas as partes após uma minuciosa revisão dos fatos". O auditor reconheceu o "extraordinário impacto" que o caso teve em Nova York e no restante do país.
  A morte de Garner e de outro cidadão negro, Michael Brown, no dia 13 de agosto de 2014, em Ferguson, no estado do Missouri, provocou uma onda de protestos, aumentando as tensões raciais nos EUA a um nível não observado em várias décadas.
"O caso de Garner nos forçou a examinar o estado das relações raciais e a relação entre nossa força policial e as pessoas às quais ela deve servir", disse Stringer no comunicado.
A imprensa local indica que a família de Garner tinha rejeitado uma oferta previa de US$ 5 milhões como compensação para encerrar o caso. Quando apresentaram o processo civil, os parentes da vítima exigiam uma compensação de US$ 75 milhões.

Obama: acordo com o Irã vai deter proliferação de armas nucleares.

Washington, 14 Jul 2015 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, comemorou nesta terça-feira o histórico acordo nuclear alcançado com o Irã, afirmando que ele está baseado na verificação, não na confiança, e que ajudará a deter a proliferação de armas nucleares na região.

"Todos os caminhos em direção a uma arma nuclear estão cortados", disse Obama em um discurso à nação na Casa Branca, acompanhado pelo vice-presidente Joe Biden.

"Este acordo mostra que a diplomacia americana pode trazer mudanças significativas", acrescentou.

"Este acordo nos dá a possibilidade de seguir em uma nova direção. Devemos aproveitar", completou Obama, que citou "diferenças bem reais" e "uma história difícil que não pode ser ignorada", antes de destacar, no entanto, que a mudança é possível.

Obama, que considerava este acordo uma das prioridades de sua política externa, advertiu ainda o Congresso americano contra uma eventual rejeição "irresponsável" do mesmo.

"Pensem no que poderia ter acontecido sem este acordo", disse, em uma mensagem aos congressistas, antes de insistir no risco que representaria uma corrida armamentista nuclear na "região mais instável do mundo".

    Explosão atinge parte do patrimônio da Unesco em Aleppo, na Síria

Muro da cidade antiga data do século XIII. Autoridades não determinaram quem foi responsável pelo ataque.

A explosão de uma bomba neste domingo (12) em um túnel perto da cidadela de Aleppo na Síria danificou uma parte da parede da fortificação, que é parte da lista da Unesco de patrimônio mundial.
A explosão destruiu a parede do muro que data do século XIII e que é parte da cidade antiga, informaram a agência oficial de Damasco, Sana, e a organização Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
"Uma potente detonação foi ouvida depois da meia-noite. Foi provocada pela explosão de um túnel da cidade antiga, perto da cidadela de Aleppo", informou o OSDH. Uma parte do muro desabou, segundo a a ONG.
As autoridades não determinaram quem foi responsável pelo ataque, mas depois da explosão foram registrados confrontos entre os rebeldes e as forças do governo, que lutam pelo controle da cidade, na região norte do país.
A agência oficial Sana afirma que o túnel foi atacado por "terroristas", um termo utilizado para citar grupos armados que lutam contra o presidente Bashar al-Assad desde 2011.
A cidadela de Aleppo, que contém pedaços de várias mesquitas, um palácio e banheiros públicos, é um dos vários pontos sírios que integram a lista da Unesco de patrimônio mundial.
O conflito na Síria, iniciado em 2011, provocou mais de 230.000 mortes e deixou quatro milhões de refugiados.

Europa e Grécia chegam a acordo e evitam saída do euro

BRUXELAS E ATENAS, 13 JUL (ANSA) - Líderes políticos dos 19 países da zona do euro chegaram a um acordo nesta segunda-feira (13) para manter a Grécia na zona do euro e colocar um fim ao impasse financeiro que já dura seis meses. Atenas receberá um terceiro pacote de resgate, no valor de 86 bilhões de euros, além de um reescalonamento de sua dívida externa, em troca da implementação de uma série de reformas de austeridade. O governo grego também receberá liquidez imediata, a qual será desbloqueada pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Central Europeu (BCE), o que fará o país sair da situação de default. O acordo foi anunciado pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após 17 horas de negociações. "Tudo pronto para um programa do Mecanismo de Estabilidade Financeira (ESM) para a Grécia com sérias reformas e suporte financeiro", escreveu no Twitter.

Os mercados europeus reagiram à notícia com otimismo e operaram em alta na manhã de hoje. A imprensa também destacou o acordo, principalmente a francesa, que pontuou as divergências entre a França e a Alemanha nas negociações.

De um lado, Paris defendia a permanência da Grécia na zona do euro. Do outro, Berlim mantinha um discurso de fiscalização e intransigência. "O acordo alcançado com a Grécia tem mais vantagens que desvantagens", comentou a chanceler alemã, Angela Merkel. O primeiro-ministro esquerdista Alexis Tsipras, que foi eleito na Grécia em janeiro com um discurso contrário à austeridade, disse que a delegação de Atenas "lutou duro" nas negociações em Bruxelas. As negociações para um novo pacote de resgate à Grécia vinham ocorrendo há meses e foram intensificadas nas últimas semanas, quando venciam alguns pagamentos, como uma parcela de 1,6 bilhão de euros ao FMI. Sem verba, Atenas se tornou o primeiro país desenvolvido a dar um calote na instituição.

Os líderes europeus temiam que, sem um acordo, Atenas pudesse deixar a zona do euro e afetar o sistema financeiro de toda a região. Este será o terceiro resgate que o país recebe nos últimos cinco anos. Os outros dois pacotes financeiros também foram concedidos sob promessa de políticas de austeridade e cortes de gastos público, o que desagradou à população grega. De acordo com a imprensa europeia, a Grécia deverá aumentar impostos, cortar aposentadorias e adotar medidas para garantir a independência do instituto de estatísticas grego. Também haverá um fundo de privatizações 50 bilhões de euros que passará a ser gerido pelos gregos e parte da verba será usada para iniciativas de estímulo ao crescimento. Agora, o Parlamento grego tem até quarta-feira para aprovar o acordo e as leis que garantem o cumprimento dos termos (ANSA)

 

Polícia identifica suspeitos de agredir até a morte homem no MA

A Polícia Civil do Maranhão identificou, neste domingo (12), os suspeitos de participar do linchamento que resultou na morte de Cleidenilson Pereira Silva, 29, na última segunda-feira (6), em São Luís. A polícia mantém sigilo sobre o novo caso e, por isso, não foram divulgadas informações sobre quem são e quantos são os suspeitos de participarem do linchamento 

Ataque a hotel deixa mortos na Tunísia
Ao menos 27 pessoas teriam morrido em resort da cidade de Sousse. País está sob alerta de segurança desde atentado de março em museu.
Um hotel foi atacado na cidade de Sousse, na Tunísia, nesta sexta-feira (26), informaram autoridades locais. Tiros foram ouvidos no local e o atirador teria morrido. Segundo o ministério do Interior, ao menos 27 pessoas morreram - a maioria turistas.
Uma fonte de segurança disse que o corpo do atirador, armado com um fuzil Kalashnikov, estava no local onde a polícia o matou. Não há informações sobre se havia outro atirador.
 A polícia está restringindo o acesso ao hotel Imperial Marhaba. Ao menos seis pessoas ficaram feridas.
Sousse é um dos mais conhecidos balneários do norte da África, atraindo turistas da Europa e de países vizinhos. A Tunísia tem estado sob forte alerta de segurança desde março, quando militantes em aliança com o grupo Estado Islâmico atacaram o museu do Bardo, em Tunis, matando um grupo de 20 turistas estrangeiros em um dos piores ataques do tipo no país africano.
Depois do atentado ao museu, o setor estratégico do turismo teve resultados muito ruins em abril, com uma queda de 25,7% do número de turistas e do 26,3% das rndas em relação ao ano anterior.

 

Homem é encontrado decapitado em ataque terrorista na França
Autor foi preso e identificado; bandeira com inscritos islâmicos foi encontrada junto ao corpo
Um homem foi encontrado decapitado, nesta sexta-feira (26), na entrada de uma fábrica na cidade de Saint-Quentin-Fallavier (próximo à Lyon, no sudeste da França), em um suposto atentado no qual pelo menos duas pessoas ficaram feridas.

Segundo a página na internet do jornal local Le Dauphiné Liberé, um veículo entrou na empresa Air Products, em uma zona industrial, e bateu contra vários botijões de gás dentro da fábrica, o que causou uma explosão.

Um homem que estava se recusando a cooperar foi detido sem portar nenhum documento, mas já foi identificado pela polícia.

Ele está sendo interrogado, mas se recusa a falar, ainda de acordo com o canal. O detido é um homem de cerca de 30 anos supostamente com antecedentes penais, segundo o Le Dauphiné Liberé.

 

                   Cabo Verde: Governo vai reabrir missão diplomática junto da CEDEAO

Praia - O Governo cabo-verdiano decidiu reabrir no limiar de 2016 a sua missão diplomática junto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), anunciou o Ministro das Relações Exteriores, Jorge Tolentino.

Falando aos jornalistas no final de uma missão de alto nível da comunidade chefiada pelo vice-Presidente da Comissão da CEDEAO, Toga McIntosh, o chefe da diplomacia cabo-verdiana asseverou que a participação do país nas estruturas da organização tem crescido de forma constante.

A missão da CEDEAO esteve em Cabo Verde nos últimos três dias, integrou ainda a comissária para as Finanças, KhadyRamatu Saccoh, o comissário para os Assuntos Aduaneiros, Comércio e Livre Circulação, Ahmed Hamid, o controlador financeiro das instituições, Muhammad Sani Bello, o chefe-auditor Interno, Mamadou Sidiki Traoré, e o Director-geral da Agência da CEDEAO, Xavier Crespin.

«Esta foi uma oportunidade para fazermos a análise conjunta do trabalho de Cabo Verde enquanto Estado membro da Comunidade, em termos de progressos registados, e perspectivar as próximas etapas, seja a nível do diálogo seja a nível dos contactos técnicos nos sectores das finanças, das alfândegas, da saúde e das energias», disse Jorge Tolentino.

No futuro imediato, Tolentino indicou o reforço da cooperação na área da energia, com a permanência em Cabo Verde do Centro Regional para Energias Renováveis e Eficiência Energética (ECREEE), procurando torná-lo no centro de excelência em todo o espaço regional.

Ao nível dos transportes marítimos, anunciou um projecto regional para a CEDEAO para ligações marítimas do continente com as ilhas de Cabo Verde.

                          Bombista de Boston condenado à pena de morte
Washington - O bombista da maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev , de 21 anos, foi condenado à pena de morte pelo Tribunal Federal dos EUA. O atentado de 15 de Abril de 2013 provocou três mortos e 264 feridos.

«Condenamo-vos à morte por execução», declarou o juiz George OToole, no Tribunal Federal de Boston, no nordeste dos Estados Unidos, na sequência da decisão do júri popular proferida a 15 de Maio passado.

Dzhokhar Tsarnaev foi considerado culpado de 17 crimes, entre os quais, o uso de arma de destruição com a intenção de matar, assim como de assistir, planear e executar a morte de quatro pessoas, três das quais mortas no atentado. A quarta vítima mortal foi a um agente da polícia atingido por tiros dias depois do atentado, durante uma perseguição.

Tsarnaev foi também acusado de provocar ferimentos em 246 pessoas, 17 das quais sofreram amputações graves.

Na declaração da sentença, o juiz George OToole sublinhou que Tsarnaev, que na altura do atentado tinha 18 anos, será lembrado como um símbolo do mal. «Ninguém vai lembrar-se que os seus professores gostavam de si, que era engraçado, um bom atleta. Sempre que seu nome for mencionado, o que vai ser lembrado é o mal que fez, que assassinou, que mutilou. Foi um auto-engano monstruoso. Teve que esquecer a sua própria humanidade».

Depois de conhecer a sentença, o jovem pediu desculpa, «às vítimas e aos sobreviventes. Eu fiz isso [cometeu o crime]. Sinto muito pela vida que tenho tido, pelo sofrimento que causei, e pelo terrível dano do meu comportamento. Eu sou muçulmano. A minha religião é o Islão. Rezo a Deus para conceder sua misericórdia sobre aqueles que foram afectados pelos bombardeamentos e suas famílias. Rezo por eles. Peço a Deus que tenha misericórdia de mim, do meu irmão e da minha família».

O duplo atentado de Boston foi considerado o pior registado nos Estados Unidos desde os ataques levados a cabo pela Al-Qaida a 11 de Setembro de 2001.

Cabo Verde: UCID exige ao Governo tomada de posição sobre a TACV
Praia - A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) exigiu ao Governo uma tomada de posição «clara» em relação aos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), por não ter respeitado a decisão da Agência da Aeronáutica Civil (AAC) que mandou suspender o aumento dos preços dos bilhetes.

Em conferência de imprensa, o Presidente da UICD, António Monteiro, enalteceu o desrespeito pela entidade reguladora, alegando que a companhia aérea não pode aumentar os preços das passagens de forma unilateral.

«Não estamos aqui a questionar se os TACV aumentaram ou diminuíram os preços dos bilhetes mas sim a questionar a falta de respeito perante uma instituição que consideramos de extrema importância para o desenvolvimento do transporte aéreo em Cabo Verde e da aeronáutica civil, de uma forma geral», argumentou.

António Monteiro quer que o Governo, através da ministra dos Transportes, tome uma posição pública e dê uma explicação ao povo sobre a questão, deixando claro que a UCID defende o cumprimento da lei.

No mesmo tom, o Presidente da UCID acusou as autoridades e os TACV de não estarem a ser sérios com os cabo-verdianos ao aumentarem de 700 para 1.700 dólares, a passagem aérea para Providente, nos EUA.

«É uma falta de respeito em relação aos cabo-verdianos, porque sabem que, neste momento, não há outras alternativas», indicou.

Famílias de americanos sequestrados por terroristas poderão pagar resgate
Casa Branca lançou diretiva para ajudar parentes de reféns.
  Especialistas do governo vão trabalhar em conjunto para resgatar reféns.
O presidente americano Barack Obama lançou nesta quarta-feira (24) uma diretiva presidencial para melhorar a maneira como o país lida com o resgate de americanos reféns de grupos terroristas no exterior.
O governo americano indicou que não irá mais pressionar as famílias que têm membros em poder de grupos terroristas a não pagar resgate. Os EUA têm uma lei que proíbe negociar ou oferecer bens em casos de sequestro por organização terrorista estrangeira. A ideia é que o pagamento de resgate pode financiar os grupos terroristas e fazer com que os cidadãos americanos sejam mais alvejados por suas ações.
Diversas famílias, entre elas a de James Foley, executado pelos Estado Islâmico, que tiveram entes sequestrados, reclamaram que foram pressionados pelo governo dos EUA a não negociar resgate. Países europeus muitas vezes pagam resgate e, por isso, conseguem mais frequentemente resgatar seus cidadãos nessa situação.
A lei não será mudada, mas a Casa Branca informou que o Departamento de Justiça "não tem a intenção de acrescentar à dor das famílias em casos assim sugerindo que poderão sofrer processo criminal", informou a rede CNN.
Também será criado um grupo de especiaistas do governo que irá trabalhar em conjunto para encontrar americanos reféns de terroristas no exterior, disse Obama.
Nesta quarta-feira (24), Obama reconheu que as famílias de reféns americanos, que vivem um "pesadelo sem fim", foram por vezes desassistidas pela administração e prometeu acabar com essa situação "inaceitável".
"Essas famílias não deveriam nunca se sentir ignoradas ou até mesmo ameaçadas por seu próprio governo", declarou Obama.

20/06/2015 10h04 

Em encontro com religiosos, Lula faz duras críticas a Dilma e a sua gestão: ‘ela está no volume morto’

SÃO PAULO - Como se estivesse em um confessionário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o coração a um seleto grupo de padres e dirigentes de entidades religiosas no auditório de seu instituto, anteontem, em São Paulo. Em tom de desabafo, criticou duramente a presidente Dilma Rousseff e creditou ao governo dela, sobretudo no segundo mandato, a crise vivida pelos petistas. Para Lula, a taxa de aprovação da companheira está no “volume morto”, numa referência à situação hídrica paulista, e, com o silêncio do Planalto, o “governo parece um governo de mudos”. O ex-presidente admitiu ainda que é “um sacrifício” convencer sua sucessora a viajar pelo país e defender sua gestão.

— Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto. Todos estão numa situação muito ruim. E olha que o PT ainda é o melhor partido. Estamos perdendo para nós mesmos — disse Lula.

Para ilustrar a profundidade do poço em que se meteu o PT, Lula citou uma pesquisa interna do partido, que revela que a crise se instalou no coração da legenda, o ABC Paulista. Muito rouco, o ex-presidente dizia coisas como “o momento não está bom” e “o momento é difícil”.

— Acabamos de fazer uma pesquisa em Santo André e São Bernardo, e a nossa rejeição chega a 75%. Entreguei a pesquisa para Dilma, em que nós só temos 7% de bom e ótimo — disse Lula aos religiosos.

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/em-encontro-com-religiosos-lula-faz-duras-criticas-dilma-a-sua-gestao-ela-esta-no-volume-morto-16505697#ixzz3dcHY0oP9
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Ele afirmou ter dito à presidente: “Isso não é para você desanimar, não. Isso é para você saber que a gente tem de mudar, que a gente pode se recuperar. E entre o PT, entre eu e você, quem tem mais capacidade de se recuperar é o governo, porque tem iniciativa, tem recurso, tem uma máquina poderosa para poder falar, executar, inaugurar”.

Na mesa, os mais de 30 participantes do encontro, entre eles o bispo dom Pedro Luiz Stringhini, não deram trégua ao ex-presidente. Sobraram críticas para o PT, o governo, o próprio Lula e seu pupilo, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Os religiosos defenderam que o partido volte à antiga liturgia e se aproxime mais dos trabalhadores.

Lula concordou com a tese, dizendo que os petistas trocaram a discussão da política pela do mandato.

A reunião faz parte da estratégia do partido de tentar se reaproximar de sua base social. O interlocutor da ala religiosa é o ex-ministro Gilberto Carvalho, mencionado diversas vezes por Lula, em seu discurso de mais de 50 minutos, para exemplificar como o governo Dilma perdeu o contato com os movimentos sociais. Lula cobrou da presidente, e tem feito isso em outras reuniões reservadas, uma agenda positiva e mais exposição pública. Para o petista, Dilma deixou o governo mais distante dos mais pobres.

— Na falta de dinheiro, tem de entrar a política. Nesses últimos cinco anos, fizemos muito menos atividade política com o povo do que fizemos no outro período — disse ele, citando as conferências nacionais com grupos sociais:

— Isso acabou, Gilberto!

Lula reclamou que Dilma tem dificuldade de ouvir até mesmo os conselhos dados por ele:

— Gilberto sabe do sacrifício que é a gente pedir para a companheira Dilma viajar e falar. Porque na hora que a gente abraça, pega na mão, é outra coisa. Política é isso, o olhar no olho, o passar a mão na cabeça, o beijo.

Nesse ponto da conversa, o ex-presidente fez questão de ressaltar: falar com a população não é “agendar para falar na televisão”.

Durante a reunião, Gilberto Carvalho, que saiu do núcleo central do governo Dilma depois de muitas críticas à atuação da equipe da presidente, concordava com Lula, completava frases e assentia com a cabeça enquanto o ex-presidente subia o tom:

— Aquele gabinete (presidencial) é uma desgraça. Não entra ninguém para dar notícia boa. Os caras só entram para pedir alguma coisa. E como a maioria que vai lá é gente grã-fina... Só entrou hanseniano porque eu tava no governo, só entrou catador de papel porque eu tava no governo — disse Lula, que completou:

— Essa coisa se perdeu.

Lula revelou o quem tem conversado com Dilma nos encontros privados. Os dois têm feito reuniões em São Paulo, e a presidente só as informa na agenda oficial depois que são realizadas. Ele disse que fala para a presidente que a hora é de “ ir para a rua, viajar por esse país, botar o pé na estrada”. Diz ainda que os petistas não podem temer as vaias. Uma das armas para recuperar a combalida gestão, segundo ele, é investir na execução do Plano Nacional de Educação. O problema seria, de acordo com ele mesmo, que o próprio PT desconhece o conteúdo do plano.

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/em-encontro-com-religiosos-lula-faz-duras-criticas-dilma-a-sua-gestao-ela-esta-no-volume-morto-16505697#ixzz3dcHiqrQq
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Estado Islâmico supera Al-Qaeda como líder do terrorismo global
Relatório do governo dos EUA destaca a força midiática do grupo.
Ataques terroristas aumentaram em 35% em 2014, conclui documento
O Estado Islâmico (EI) ultrapassou a Al-Qaeda como principal grupo terrorista no mundo, informou o relatório anual sobre terrorismo do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O documento destaca a forte capacidade em recrutar militantes estrangeiros e espalhar sua mensagem pelo mundo.
O relatório também conclui que os ataques terroristas aumentaram em 35% em 2014 frente ao ano anterior, mas ficaram bem mais concentrados em alguns países. Mais de 60% de todos os atentados destes grupos, diz o governo norte-americano, concentram-se no Iraque, Paquistão, Afeganistão, Índia e Nigéria.
De acordo com o governo norte-americano, a disseminação "sem precedentes" do EI e sua brutalidade, aliada à capacidade de arquitetar ataques, ajudou o grupo a "suplantar" a Al-Qaeda como grupo líder do terrorismo mundial. Os dois grupos estão adaptando suas táticas de formas mais brutais e difíceis de rastrear.
Para o Departamento de Estado dos EUA, a proeminência da ameaça da Al-Qaeda diminuiu em 2014. "A liderança da Al-Qaeda também parece ter perdido o ímpeto frente ao movimento de liderança global e à rápida expansão do Estado Islâmico", além das perdas significativas de seu domínio no Paquistão e Afeganistão.
Os EUA também reconhecem a habilidade do EI em utilizar as "redes sociais mais populares", como YouTube, Facebook e Twitter, para disseminar sua mensagem pelo mundo e recrutar seguidores de "forma ampla".
Um aumento de 81% nas mortes no ano passado foi atribuído, em parte, como resultado de ataques excepcionalmente letais, diz o documento, que cita ainda táticas agressivas e brutalidade nas ofensivas, como decapitações, crucificações e ataques em massa. Sequestros e detenção de reféns também aumentaram, segundo o governo norte-americano.
Guerra na Síria
O documento conclui, ainda, que a guerra civil na Síria, ainda em andamento, teve um papel significativo no terrorismo mundial em 2014. "A taxa de terroristas estrangeiros que viajaram para a Síria – totalizando mais de 16 mil de mais de 90 países – ultrapassou o número de terroristas estrangeiros vindos do Afeganistão e Paquistão, Iraque, Iêmen ou Somália em qualquer período dos últimos 20 anos".
Muitos destes estrangeiros, diz o governo dos EUA, uniram-se ao Estado Islâmico, que, pela "intimidação e exploração de problemas políticos, um ambiente de maior insegurança no Iraque e os conflitos na Síria, conseguiram apoio suficiente para conduzir operações militares complexas como tentativa de conquistar território ao oeste do Iraque e leste da Síria para formar um auto-declarado califado islâmico".
Brutalidade do Boko Haram
O relatório destaca o grupo terrorista Boko Haram, baseado na Nigéria, dividindo com o EI o mesmo nível de brutalidade em suas táticas, como apedrejamentos e escravidão de crianças. Ainda que o Estado Islâmico tenha sido responsável pelo maior número de ataques em 2014, o número de mortescausadas pelo grupo nigeriano não fica muito atrás, diz o documento.

 

Navio norte-americano colide com barco de migrantes mexicanos
Washington - Um navio patrulha norte-americano colidiu com um barco de migrantes mexicanos, tendo resultado na morte de uma mulher. O México pediu uma investigação sobre o incidente.

Uma mulher morreu na sequência da colisão, na quinta-feira, de um barco que transportava cerca de 20 migrantes mexicanos e um navio da guarda-costeira dos EUA ao largo da Califórnia.

Segundo a agência norte-americana de Fiscalização das Alfândegas e Protecção de Fronteiras, um navio patrulha norte-americano terá dado ordem para parar a um barco com migrantes que foi avistado ao largo de Encinitas, no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, e na sequência do não-cumprimento da ordem foram disparados tiros de advertência e os dois barcos colidiram.

«O barco dos traficantes virou e vinte pessoas caíram à água», indicou a agência norte-americana. Vinte indivíduos foram retirados da água. Uma mulher morreu e 19 pessoas foram hospitalizadas.

O México já pediu uma investigação sobre o incidente.

(c) PNN Portuguese News Network

 Jovem mata nove pessoas numa igreja afro-americana em Charleston

Washington - Um jovem de cerca de 20 anos matou ontem, quarta-feira, nove pessoas numa igreja afro-americana em Charleston, na Carolina do Sul, nos EUA. O templo é frequentado por uma comunidade maioritariamente negra.

Nove pessoas morreram numa igreja afro-americana, ao serem alvejadas por um homem, branco, de cabelo claro e de aproximadamente 20 anos . 

O atirador entrou na igreja Emanuel Metodista Episcopal Africana durante uma oração, sentou-se, disse a uma mulher que a deixava viver para poder contar a história, levantou-se e abriu fogo. 

A polícia não confirmou as identidades das vítimas, mas sabe-se que oito delas foram mortas na igreja , a outro morreu a caminho do hospital.

A igreja Emanuel é uma das mais antigas congregações negras do sul dos Estados Unidos, fundada no século XIX por um escravo libertado e mais tarde executado. 

O suspeito está a monte e ainda não foi localizado pelas autoridades.

 

Bordel oferece sexo grátis em protesto contra impostos na Áustria.
Promoção foi realizada pelo bordel Pascha. Prostituição é legal e regulamentada no país.
Um bordel de Salzburgo, na Áustria, ofereceu bebidas e até programas grátis como protesto contra a cobrança de impostos. A promoção foi realizada pelo bordel Pascha.
O dono Hermann Müller, que dirige outros bordéis na Alemanha e na Áustria, disse que considera injusta a tributação de quase 4 milhões de euros (R$ 14 milhões) na última década.
Como as garotas de programa não iriam receber nada, Müller disse que compensaria o que elas normalmente ganham com os clientes.

Schwarzenegger, o Exterminador do Futuro, vira guia do aplicativo Waze
Ator orienta em inglês sobre o que fazer no trânsito. Hasta la vista, baby', diz ao chegar ao destino.
O Exterminador é a máquina perfeita para guiar os wazers em seus destinos”, afirmou Schwarzenegger, em nota. “Todo dia, fãs me pedem pelas redes sociais para eu gravar minhas falas no filme, então eu resolvi levar esse clássico papel e o meu charmoso sotaque australiano para os carros deles”, brincou.
A narração é fruto de uma parceria entre Waze, Paramount Pictures e Skydance Productions para promover o filme “Exterminador do Futuro: Gênesis”, que estreia no Brasil em 2 de julho.
As falas são em inglês. Para escolher ter o Exterminador do Futuro como guia, basta acessar configurações, optar por som, daí por idioma e escolher por “terminator genisys”.
“I’m a Terminator Cyberdrive Systems Model 101 and you’re coming with me” (“Eu sou o Exterminador Cyberdrive Systems Model 101 e você está vindo comigo”), avisa o Waze antes de iniciar a navegação. Ao chegar ao destino final, fala o clássico: “Hasta la vista, baby”.

Papa cobra de Putin 'esforço sincero' pela paz na Ucrânia


Durou 50 minutos o encontro privado desta quarta-feira (10) entre o papa Francisco e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Vaticano.

 

A reunião também teve a presença de dois intérpretes e aconteceu com mais de uma hora de atraso, já que o mandatário demorou a deixar Milão, onde mais cedo visitara a Expo 2015 e tivera um colóquio com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi.

 

Segundo o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, o Pontífice cobrou de Putin um compromisso com um "grande e sincero esforço" pela paz na Ucrânia, país que ainda convive com rebeliões de grupos separatistas pró-Moscou.

 

Desde o início do ano passado, parte da comunidade internacional tem acusado o presidente russo de ingerência no leste ucraniano, culminando com a anexação da Crimeia, o que levou à expulsão de seu país do G8 e à adoção de sanções contra sua economia.

 

Ainda segundo Lombardi, os dois também conversaram sobre a situação dos cristãos no Oriente Médio. Após o encontro, o presidente deixou o Vaticano sem dar declarações à imprensa. Em Roma, ele também se reuniu com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e será recebido pelo ex-premier Silvio Berlusconi, seu amigo de longa data.

 

Latinos são presos por agressão a cobrador de trem em Milão
MILÃO, 12 JUN (ANSA) - Dois salvadorenhos de 20 anos foram presos nesta sexta-feira (12) em Milão sob a acusação de terem atacado um cobrador de trem e seu colega com golpes de facão. Os suspeitos pertenceriam à gangue de latinos "MS13", e a polícia ainda estaria à caça de outros dois integrantes do grupo.

Ocorrida na última quinta (11), a agressão teria ocorrido após os acusados terem se negado a mostrar seus bilhetes a um funcionário de um trem urbano na capital da Lombardia. Pegando um facão escondido na calça de um deles, os salvadorenhos teriam atingido o braço esquerdo do cobrador, identificado como Carlo Di Napoli.

O homem, que tem cerca de 30 anos, passou por uma cirurgia de oito horas e quase teve o membro amputado. "Eu senti muito medo, mas agora estou aliviado. O mais importante é que poderei abraçar minha filha de cinco meses", disse ele.

A outra vítima é um ferroviário de 31 anos que estava de folga e foi golpeado na cabeça ao tentar socorrer o colega. No entanto, ele passa bem. "Pediremos para colocar os militares e a polícia para enfrentar o fenômeno. Quero alguém que impeça esse tipo de coisa. Se for necessário disparar, que dispare", declarou o governador da Lombardia, Roberto Maroni, que pertence ao partido de extrema-direita Liga Norte, conhecido por suas posições anti-imigração. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br

 

No Haiti

Militares da ONU acusados de abuso e exploração sexual de mulheres e meninas.
Porto Principe - Militares da Organização das Nações Unidas (ONU) são acusados de abuso e exploração sexual por terem mantido relações sexuais com cerca de 230 mulheres e meninas, em troca de comida, roupa, medicamentos e outros bens, no Haiti, um dos países mais pobres do mundo.

Segundo relatório obtido pela agência de notícias The Associated Press, membros das forças de paz da ONU exploraram sexualmente cerca de 230 mulheres e meninas em troca de comida e medicamentos. Um terço das vítimas tem menos de 18 anos.

O documento diz que no ano passado foram registadas 51 denúncias de exploração e abuso sexual contra integrantes das forças de paz. De 2008 a 2013, a maioria dos casos aconteceu na República Democrática do Congo, na Libéria, no Haiti e no Sudão do Sul.

Apenas sete das vítimas entrevistadas conhecia a política da ONU que proíbe o abuso e a exploração sexual e nenhuma delas sabia da existência de um canal de denúncias nos quais tais casos poderiam ter sido reportados.

O Brasil, que comanda as tropas militares no Haiti desde o início da missão em 2004, não aparece no relatório entre os países que têm pessoas acusadas de abuso. A lista é encabeçada por África do Sul, Uruguai e Nigéria.

 

Avião da Malaysia Airlines aterrissa de emergência na Austrália
Um avião de Malaysia Airlines realizou nesta sexta-feira (12) uma aterrissagem de emergência em um aeroporto de Melbourne, na Austrália, depois que seus dispositivos de segurança alertaram sobre um incêndio em um motor, informou a imprensa local.

 

O Airbus 330, que voava para Kuala Lumpur, na Malásia, retornou a Melbourne pouco após decolar, ao disparar do alarme do sistema da aeronave --que acabou sendo falso.

 

"Após sair de Melbourne, os sistemas do avião indicaram que houve um incêndio no motor, por isso eles retornaram e aterrissaram", disse o porta-voz do Escritório de Segurança do Transporte na Austrália à emissora ABC.

 

Ao chegar, o aparelho foi inspecionado por engenheiros e pessoal de terra da companhia, que não encontraram nenhum rastro de incêndio, segundo informou a companhia aérea em comunicado.

 

A bordo do avião viajavam cerca de 300 passageiros, que foram desembarcados pelas equipes de emergência do aeroporto sem que nenhum deles tivesse de ser atendido.

 

O aeroporto de Melbourne informou por sua parte que o incidente não alterou suas operações e que o trânsito aéreo seguiu com normalidade.

 

O fato ocorreu uma semana depois que a Malaysia Airlines anunciou a demissão de 20 mil trabalhadores, dentro dos planos de reestruturação traçados pela principal companhia aérea malaia para criar uma nova companhia aérea rentável a partir de 2018.

 

Rainha Letizia: é inaceitável jogar comida fora enquanto milhões passam fome
Roma, 12 jun (EFE).- A rainha Letizia qualificou nesta sexta-feira de "inaceitável" um mundo "no qual a cada dia atiramos comida, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome", em seu discurso após receber a nomeação como embaixadora da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a nutrição.

 

A rainha recebeu hoje na FAO, com sede em Roma, esta nomeação e assegurou que seu empenho será "servir aos objetivos desta agência das Nações Unidas do modo mais eficaz possível".

 

Em seu discurso, a rainha também considerou que foram feitos progressos na luta para acabar com a fome, mas pediu para continuar, pois não se trata só de "um problema de recursos, ou de distribuição".

 

"A esta altura do século temos a capacidade técnica para produzir alimentos saudáveis e suficientes para todos", acrescentou.

 

"Obrigada, de coração, por me considerar credora desta honra (...). A nutrição e na realidade tudo o que envolve essa questão, tem um papel muito destacado pelo fato de como afeta a saúde e o bem-estar das pessoas", afirmou.

 

Para a rainha é preciso "seguir avançando no desafio que representa melhorar esse número aterrorizador de pessoas que padecem de fome".

 

"Onde devemos ficar é em mobilizar vontades" e para isso "é preciso esforço de todos", desde os "governos, mas também do setor privado, da sociedade civil e, definitivamente, de cada indivíduo".

 

Letizia lembrou seu discurso em novembro perante este mesmo organismo quando falou "do quão importante que é enfrentar o desafio da desnutrição em todas suas formas como um investimento sempre rentável, como a melhor forma de prevenir e de melhorar, portanto, a vida das pessoas".

 

A rainha abordou, além disso, "o paradoxo contemporâneo" que "enquanto milhões de pessoas não têm o que comer, mais de 1 bilhão comem mal e em excesso, o que significa que sofrem com sobrepeso e obesidade, doenças ambas que frequentemente são vinculadas a patologias cardiovasculares e metabólicas".

 

Na luta contra a fome, a rainha destacou dois pontos que considerou capitais: o papel da mulher e da indústria agroalimentar mundial.

 

Como já explicou durante a Conferência sobre Nutrição de novembro, "uma mulher com acesso ao conhecimento, e pensem na magnitude do que isto significa quando me refiro a cada mulher de cada país nos diferentes modelos sociais que existem, é a melhor garantia de que uma comunidade pode melhorar".

 

E lembrou "o quão essencial é a alimentação da mãe gestante e lactante, e a do filho em seus primeiros anos de vida".

PR de Cabo Verde participa na 25.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA
Praia - O Presidente da República de Cabo Verde viajou na noite desta quinta-feira, 11 de Junho, para a África do Sul para participar, a 14 e 15 de Junho, na 25.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que acontece em Joanesburgo.

A cimeira da UA vai decorrer sob o lema «2016, o ano do empoderamento e desenvolvimento da mulher, rumo à agenda 2063 de África».

Para além deste tema, os Chefes de Estado e de Governo da UA vão analisar questões como a integração continental, a migração, a xenofobia e a governação em África, modalidades alternativas de financiamento das actividades da UA, parceria renovadas com as Nações Unidas, reformas do Conselho de Segurança da ONU e mudanças climáticas.

A reunião deverá ser dominada por discussões dos relatórios do Conselho de Paz e Segurança da UA sobre a agitação política no Burundi, depois de tentativas do Presidente Pierre Nkurunziza de se candidatar a um terceiro mandato, o conflito político e étnico no Sudão do Sul e a ameaça contínua do Boko Haram, na Nigéria. Os conflitos na Somália e no Congo também poderão entrar no rol de discussões.

Em declarações à rádio pública, Jorge Carlos Fonseca desejou que os líderes da UA operacionalizem durante a cimeira de Joanesburgo a Força Africana de Resolução de Conflitos.

O Presidente de Cabo Verde permanece esta sexta-feira, 12 de Junho, em Luanda (Angola) para um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente naquele país e com os empresários angolanos.

Na quarta-feira, no regresso de Joanesburgo, também na capital angolana, vai lançar a obra «magistratura de influência: por uma diplomacia ao serviço do desenvolvimento», uma compilação dos discursos públicos feitos pelo PR no período entre Setembro de 2013 a Setembro de 2014.

Com cerca de 230 milhões de euros

 

UE reforça o apoio ao desenvolvimento sustentável na América Latina e Caraíbas

 

Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira, 11 de Junho, a disponibilização de cerca de 230 milhões de euros para apoiar os esforços envidados em prol do desenvolvimento sustentável da América Latina e das Caraíbas.

 

Os novos projectos anunciados terão em conta os progressos realizados em várias partes da região nos últimos anos e irão fazer face aos novos desafios que entretanto surgiram. O anúncio foi feito na Cimeira UE-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) realizada em Bruxelas, a 10 e 11 de Junho.

A Alta Representante/Vice Presidente Federica Mogherini afirmou que «com o novo pacote para a cooperação recentemente adoptado pela UE pretendemos reforçar e aprofundar mais as relações entre a UE e a América Latina. Através destas novas iniciativas iremos colaborar para incentivar o desenvolvimento sustentável e promover sociedades prósperas, mais inclusivas, para as próximas gerações nos nossos dois continentes».

Neven Mimica, Comissário responsável pela Cooperação Internacional e Desenvolvimento, declarou que «a UE procura desenvolver um novo tipo de cooperação que tenha em conta o facto de a América Latina e as Caraíbas terem vindo a registar um crescimento muito positivo na última década e de os desafios em termos de desenvolvimento assumirem hoje uma natureza diferente».

Com o intuito de se adaptar a esta nova realidade, a UE criou uma Facilidade de Cooperação e Parceria Internacionais, que irá apoiar a consolidação da aprendizagem inter-pares entre os países da região da América Latina e Caraíbas, e promover a cooperação conjunta com os novos doadores na região. 

Esta facilidade conta com um orçamento de 12 milhões de euros para apoiar a melhoria da concepção e da execução das políticas públicas com impacto directo na redução da pobreza.

ONU: Mais de 100 mil imigrantes entraram no Mar Mediterrâneo em 2015

Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados revelaram que mais de 100 mil imigrantes entraram no Mediterrâneo em 2015.

O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Adrian Edwards, revelou esta terça-feira, 9 de Junho, que mais de 100 mil imigrantes ilegais chegaram este ano à Europa por via do Mar Mediterrâneo.

No passado fim-de-semana foram resgatadas seis mil pessoas, o que totaliza o registo de entrada de 103 mil imigrantes no Mar Mediterrâneo desde o início de 2015.

Papa Francisco poderá visitar Cabo Verde em 2017

Praia - O Núncio Apostólico, Luís Mariano Montemayor, anunciou, na Cidade da Praia, a possibilidade do papa Francisco visitar Cabo Verde em 2017.

Luís Mariano Montemayor, que falava na tarde desta segunda-feira, 8 de Junho, à imprensa após ser recebido por Antero Veiga na qualidade de embaixador de Cabo Verde junto da Santa Sé, adiantou que está a fazer a sua parte e recomendou ao país mais trabalho para que a deslocação aconteça.

«Em 2016 o Papa vai fazer a sua primeira visita a África com deslocações a dois países, Uganda e Centro de África. Depois disso fica livre, por isso, vamos apressar os trabalhos e contactos para que em 2017 a sua Santidade possa estar em Cabo Verde», revelou.

O Núncio Apostólico vai ser recebido esta terça-feira pelo Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves. Durante a reunião vão estar em análise as relações entre a Santa Sé e Cabo Verde.


G7 defende manutenção de sanções contra a Rússia

Berlim - Os líderes do G-7 reunidos na Baviera defendera a manutenção das sanções contra a Rússia até que o presidente Vladimir Putin e os separatistas apoiados por Moscovo implementem os termos do acordo de paz.

Os líderes do G-7 reuniram na Baviera na segunda reunião da cimeira sem a participação da Rússia, que foi excluída do chamado G-8 no ano passado como resultado das acções do país na Ucrânia. 

Os líderes defenderam a manutenção das sanções à Rússia. A anfitriã do encontro, a chancelar alemã, Angela Merkel, afirmou que amenizar as sanções está directamente condicionado à implementação total do cessar-fogo. Qualquer alívio sobre a Rússia está nas mãos de Moscovo, assegurou Merkel.

China confirma 396 mortes em naufrágio de cruzeiro

Apenas 14 foram resgatados entre as 456 pessoas que estavam a bordo.
Mais de 3.400 soldados e 1.700 policiais participam do resgate.

Equipes de resgate entram no navio Eastern Star após o naufragio que deixou quase 400 mortos na China (Foto: Reuters)

Autoridades chinesas reconheceram neste sábado (6) que não existem mais esperança de encontrar sobreviventes do naufrágio de um cruzeiro na segunda-feira passada no rio Yangtsé, que deixou 396 mortos, segundo o balanço mais recente.

O naufrágio do navio "Dongfangzhixing" ("Estrela do Oriente") pode se tornar o mais grave na China em 70 anos. Apenas 14 sobreviventes foram resgatados entre as 456 pessoas que estavam a bordo do cruzeiro. Nuitos passageiros eram aposentados.

A agência de notícias estatal Xinhua anunciou o balanço de mortes confirmadas até o momento, 396, número que pode aumentar nas próximas horas, à medida que as equipes de emergência recuperam os corpos.

Mais de 3.400 soldados e 1.700 policiais participam das operações de resgate, com o apoio de 149 barcos.

Na sexta-feira, as equipes conseguiram ajustar o navio com a ajuda de dois guindastes, mas o "Estrela do Oriente", com 76 metros de comprimento e 2.200 toneladas, permanece parcialmente submerso.

O presidente do país, Xi Jinping, convocou na quinta-feira uma reunião extraordinária da comissão permanente do Comitê Político do Partido Comunista Chinês, durante a qual prometeu "acabar com todas as dúvidas" sobre a catástrofe.

Ao mesmo tempo, mais de 1.200 familiares de passageiros chegaram à pequena cidade de Jianli e expressaram revolta com a falta de informações.

"Tudo o que apresentam são palavras cuidadosamente medidas, repletas de falsidades", disse um idoso, que invadiu uma entrevista coletiva e foi expulso pela polícia.

Jiang Zhao, gerente-geral da empresa que operava o navio Eastern Star, curvou-se em desculpas pela tragédia durante uma entrevista à imprensa estatal, dizendo que iria cooperar "totalmente" com a investigação. "Desde o momento em que isso aconteceu eu estou afundado em tristeza", disse Jiang à televisão estatal. Pequim prometeu que não haveria nenhum tipo de abafamento nas investigações.


Guiné-Bissau: Secretário de Estado das Comunidades Idelfrides Fernandes foi detido pela Polícia Judiciaria

Bissau - Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, foi detido esta quinta-feira na capital guineense e está a ser ouvido na sede da Polícia Judiciária em Bandim.

Idelfrides Fernandes está ser investigado pela Polícia Judiciária após vários cidadãos guineenses terem sido interpelados com passaportes diplomáticos e de serviço, supostamente obtidos através de presumível venda ilícita de passaportes na qual estaria envolvido o Secretário de Estado.

Bissau produz diariamente o equivalente a 250 toneladas de lixo

 

Bissau – O Presidente da Câmara Municipal de Bissau revelou esta quarta-feira, 3 de Junho, que os citadinos de Bissau produzem diariamente uma soma equivalente a 250 toneladas de lixo, sem qualquer tipo de triagem ou arrumação de diversos tipos.

 

Adriano Gomes Ferreira falava à PNN durante a cerimónia de lançamento do projecto de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Bissau (GRSU-Bissau), que contou com apoio financeiro da União Europeia (UE).

Neste sentido, o responsável máximo da Câmara de Bissau disse que esta situação representa um problema para as famílias, com a agravante de os resíduos serem constantemente atirados para os locais não indicados à espera da sua remoção pela Câmara Municipal de Bissau.

«Somente com a criação de novos hábitos podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, mais civilizada, mais atenta, comprometida e mais limpa», disse Gomes Ferreira.
Em termos de objectivos, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau disse que aplicação deste projecto ao nível de cada bairro de Bissau tem como finalidade adequar os resíduos sólidos a nível da capital de forma a minimizar o impacto ambiental em cada comunidade.

O despertar das comunidades sobre a importância da colecta selectiva e o reaproveitamento de materiais recicláveis, para que assumam atitudes que possibilitem a redução na gestão de resíduos, consta entre os objectivos do projecto lançado.

O plano entra em vigor após este lançamento, que vai ser comparticipado em termos de execução por uma ONG italiana denominada «L.v.i.a», com especialidade em gestão de resíduos sólidos urbanos

 

LGDH ameaça levar Estado da Guiné-Bissau a tribunal


A Liga Guineense dos Direitos Humanos convidou o Governo a encerrar os centros de detenção da Polícia Judiciária e da segunda esquadra, na capital. O novo presidente da organização Augusto Mário da Silva fala de superlotação e de más condições das respectivas celas e apresenta um quadro dramático nas celas das policias Judiciária e da Ordem Pública.

A Liga avisa que pode haver mesmo uma catástrofe humanitária nesses centros de detenção, se a situação não for revista com alguma urgência. O dedo acusador está apontado ao Ministério Público, que segundo a Liga, colocou vários indivíduos nas respectivas celas e em circunstâncias de total ilegalidade.

"Se não houver uma inversão deste quadro nos próximos dias ou semanas, a Liga pondera accionar uma queixa crime contra o Estado da Guiné-Bissau junto as instâncias judiciais da Cedeao", concluiu Augusto Mario da Silva.

Ainda não há resposta das autoridades visadas e a Liga afirma ter advertido várias vezes as entidades estatais sobre esta situação, que não se limita apenas a capital, mas sim ao interior. VOA

TACV 


A Transportadora aérea de Cabo Verde (TACV)lança, esta terça-feira, o voo inaugural Praia/Providence/Praia e retoma as ligações Praia/Bissau/Praia e Praia/Recife/Praia na quarta e sexta-feira, respetivamente. 

A comitiva do voo para Providence será chefiada pela ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes. No caso de Bissau, pelo Cônsul Honorário da Guiné-Bissau, Cândido Barbosa. E para o Recife, pelo embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Inácio Padilha.

Está previsto um evento comemorativo de lançamento de voo, com a participação de entidades governamentais locais, à chegada de cada um desses destinos.

Na ligação aérea proveniente do Recife, que aterrará na Praia este sábado, 6 de junho, irá seguir uma comitiva composta por trade turístico, imprensa e autoridades governamentais de Pernambuco, numa missão que tem o objetivo de promover e explorar as potencialidades de negócios entre Cabo Verde e aquele Estado brasileiro. A acompanhar a delegação também estará o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Lusa
Publicada por Malam cande

Governo projecta construção de fábricas em Bafatá


O governo da Guiné-Bissau pretende construir fábricas de calçado e de transformação de batata-doce, um centro de formação profissional e a primeira escola agrícola de Bafatá e a segunda do país, anunciou no fim-de-semana o primeiro-ministro.

No final do primeiro encontro regional do colectivo governamental realizado em Bafatá, Domingo Simões Pereira afirmou que estes projectos constam do programa de desenvolvimento regional, consubstanciado na visão estratégica apresentada pelo governo na recente mesa redonda de Bruxelas.

O primeiro-ministro aproveitou a sua presença na cidade para defender a necessidade da melhoria da produção agrícola e pastorícia em Bafatá, tendo em conta o facto de a região ser atravessada um dos mais importantes rios do país – o Geba.

Simões Pereira argumentou que se os projectos mencionados forem bem sucedidos, a Guiné-Bissau ficará em condições de não só auto-abastecer-se mas também de exportar os excedentes da produção.

A criação de referências de atracção cultural, centro polivalente desportivo e cultural, de ordenamento hidroagrícola de desenvolvimento de arroz, o repovoamento florestal e incentivo à produção de leite, são das propostas adoptadas neste encontro ministerial para um horizonte temporal de 5 anos.

Entretanto, o governo determinou que, ainda antes do dia 24 de Setembro, data da independência nacional, a cidade será objecto de projectos de beneficiação, nomeadamente colocação de novo piso nas ruas da baixa da cidade, reparação das redes de distribuição de água e de iluminação pública, bem como do mercado e clube locais e ainda o início da construção de um hotel com 50 quartos. (Macauhub/GW)

 Segunda feira, 01/06/2015

Governo guineense pretende construir fábricas em Bafatá

09:20 - 01-06-2015
O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, anunciou que a curto prazo o Governo deverá avançar para a construção de fábricas de calçado e de transformação de batata-doce, um centro de formação profissional e uma escola agrícola na cidade de Bafatá.

Simões Pereira assegurou que estes projetos constam do programa de desenvolvimento regional, consubstanciado na visão estratégica apresentada pelo governo durante as coversações com a União Europeia. 

No entender do chefe do Executivo, caso os projetos sejam bem-sucedidos, a Guiné-Bissau ficará em condições de autoabastecer-se mas também de exportar os excedentes da produção.

 

bissau

Rei de Marrocos dirige oração na Mesquita de Attadamum em Bissau

Bissau – No seu segundo dia de visita de trabalho à Guiné-Bissau, o soberano do Reino de Marrocos, Mohamed VI, vai dirigir dia 29 de Maio a tradicional oração muçulmana de sexta-feira na Mesquita de Attadamum, em Bissau no Bairro de Ajuda.

Depois da oração em Attadamum, o monarca marroquino segue em visita de trabalho para Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau.

Na sua chegada a Bissau esta quinta-feira, Mohamed VI foi recebido no Aeroporto Internacional pelo Presidente da República José Mário Vaz que estava acompanhado pelo presidente da Assembleia Nacional Popular assim como pelo primeiro-ministro, Cipriano Cassamá e Domingos Simões Pereira, para além dos deputados, membros do Governo e corpo diplomático acreditado na Guiné-Bissau.

No princípio da tarde o reino de Marrocos assinou 16 acordos de cooperação com a Guiné-Bissau, com destaque para, entre outras áreas a pesca, agricultura, energia, justiça, segurança e educação.

Além destes acordos, o reino de Marrocos, através da Fundação Mohamed VI, ofereceu um lote de medicamento à Direcção-geral da Veterinária da Guiné-Bissau com vários medicamentos para tratamento e vacinas para bovinos, suínos e caprinos.

Apesar do intenso sol durante todo o dia não afastou milhares de pessoas que afluíram às ruas de Bissau para saudar e receber Rei Mohamed VI.

Foi neste sentido que o monarca foi obrigado a estar de pé numa viatura apropriada para este efeito e que o transportou, com Presidente da República, para o Palácio Presidencial, onde era aguardado na Praça dos Heróis Nacionais com multidão, tendo mais tarde subido ao último piso do palácio, sempre ao lado do chefe de Cstado guineense, para saudar a multidão entre os gritos e aplausos para o rei que terminará a visita ao país neste Sábado, 30 de Maio.

Devido aos repetidos golpes de estado, desde 1998 que um Chefe de Estado não pernoitava em Bissau durante uma visita de trabalho.

Domingo, 31 de maio de 2015

BAFATÁ/PRAÇA INTERNET: Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, acompanhado do secretário de Estado João Bernardo Vieira e do presidente da ARN Djibril Mané inaugura amanhã a primeira praça de internet gratuita nessa cidade. O Conselho de Ministros, que hoje está reunido em Bafatá, discute o desenvolvimento da cidade onde nasceu Amilcar Cabral

 

bissau

Guiné-Bissau: INASA assina convénio de cooperação com Fiocruz do Brasil

 

Bissau - O Instituto Nacional da Saúde Pública (INASA) assinou esta quinta-feira, 21 de Maio, um convénio com Fiocruz do Brasil, cuja delegação se encontra no país no âmbito de trabalhos de elaboração do II plano estratégico do INASA para o período 2015-2020.

 

De acordo com agenda de trabalho que teve início a 18 de Maio em Bissau, com o término previsto para dia 22, os participantes discutiram sobre estabelecimento das prioridades da instituição em termos de trabalho, definição de pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças assim como do plano de implementação durante o primeiro ano da sua entrada em função.

Apresentação do resumo do segundo Plano Estratégico do INASA para o período de 5 anos à alta autoridade do Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau e parceiros, constam entre outros aspectos que finalizam os trabalhos de encontro de Bissau.

bafata

Agendada para 29 de Maio

Guiné-Bissau: Bafatá acolhe primeira reunião do Conselho de Ministros no interior do país

Bissau – O Governo de Domingos Simões Pereira agendou para 29 de Maio a primeira reunião do Conselho de Ministros em Bafatá, sede da região do mesmo nome, no leste da Guiné-Bissau.

A data deste encontro da plenária governamental foi anunciada esta quarta-feira, 20 de Maio, em Buba, região de Quinara no sul do país, pelo chefe do Governo, quando presidia à reunião da Comissão Política do seu partido para aquela região, no âmbito de visita de trabalho que realiza nas zonas insular desde há três dias.

De acordo com a nota de imprensa do Gabinete de Imprensa do Primeiro-ministro que a PNN consultou, Simões Pereira aproveitou a ocasião para abordar a questão da nomeação dos administradores de sectores apenas nas zonas em que o seu partido venceu as últimas eleições legislativas, pois, segundo o mesmo em caso da Lei das autarquias seja aplicada os nomeados têm de abandonar os seus cargos a favor do partido mais eleito em cada sector administrativo.

Os trabalhos de melhoramento de bolanha, em algumas tabancas das regiões de Quinara e Tombali, sul do país, foram um dos assuntos abordados nesta reunião.

Durante a sua intervenção, o Presidente do PAIGC, falou da reconciliação e aproximação cada vez maior da “família” do seu partido, incitando à tolerância e a um convívio mais fecundo no seio do partido, e concluiu afirmando que se houvesse mais tolerância entre todos, os resultados eleitorais seriam bem maiores.

Na companhia do seu convidado especial, Pierre Winicki, Consultor do Banco Mundial e especialista em reconciliar as instituições, o responsável máximo do PAIGC disse que convidou Winicki a viajar e ajudar a compreender o que se está a passar. Pierre Winicki deverá ser recebido em audiência nos próximos dias por outros órgãos de soberania. 

Usaram da palavra na reunião várias pessoas, entre as quais a Governadora da região de Quinra Binto Nanque, a Coordenadora do partido para região Sul, Teodora Inácio Gomes. Satisfeitos pelo bem desenrolara da presente Campanha de Comercialização de Castanha de Caju, alguns participantes agradeceram o desempenho do Governo, realçaram o bom preço que está a ser praticado neste momento, assim como elogiaram a iluminação solar instalada em quase todas as sedes sectoriais e regionais do país.

A questão da degradação das infra-estruturas no interior, a necessidade de apoiar as mulheres e a juventude com política de micro crédito, a problemática da venda dos terrenos, centros de saúde, escola, formação e profissional foram também levantadas durante o mesmo encontro.

 

Sesta-feira, 21 de maio de 2015

 

SALTINHO: BAD AVALIA IMPACTO AMBIENTAL DA BARRAGEM.

Uma missão do Banco Africano do Desemvolvimento (BAD) encontra-se na Guiné-Bissau para proceder à revisão dos estudos de avaliação do impacto ambiental levados a cabo nos anos 80 por algumas empresas para a construção da barragem de Saltinho.

A missão de peritos ambientais daquela instituição financeira internacional já se deslocou à localidade de Saltinho e manteve um encontro com o ministro guineense dos Recursos Naturais, Daniel Gomes, a quem informou das potencialidades daquela futura barragem.

Na ocasião, o ministro Daniel Gomes informou que, aquando da sua estada em Saltinho, a missão disse ter identificado o local em que aquela infra-estrutura de produção hidroeléctrica deveria ser instalada, isto tendo em conta o impacto local em termos ambientais.

A missão do BAD reuniu-se, igualmente, com o ministro das Finanças, Geraldo Martins com quem discutiu os aspectos financeiros ligados ao referido projecto tendo o ministro Daniel Gomes afirmado que após a conclusão dos trabalhos será provavelmente lançado o concurso público para a construção da referida barragem.

O ministro dos Recursos Naturais disse ainda que só depois de concluídos os estudos é que só estimar o custo da construção e recordou que o empreendimento insere-se num projecto sub-regional denominado Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia, que além da Guiné-Bissau integra o Senegal, a Gâmbia e a Guiné-Conacri. (Macauhub/GW)

 

Greenpeace denuncia pesca ilegal chinesa na Guiné-Bissau

A Greenpeace apresentou hoje em Pequim, China, o resultado de um grande inquérito que revela que as frotas chinesas pescam ilegalmente na África Ocidental, incluindo na Guiné-Bissau.

 

De 13 em 1985, o número de navio de pesca com pavilhão chinês ou propriedade de empresas chinesas aumentou para 462 em 2013, refere a organização ambiental.

Em oito anos, a organização não-governamental identificou 114 casos de pesca ilegal realizados por aqueles navios em águas da Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa.

Aqueles navios estavam a operar sem licenças ou em áreas proibidas.

A pesca ilegal foi denunciada pela Greenpeace e pela União de Coordenação de Operações de Vigilância da Comissão regional de pescas, com sede em Dacar.

Segundo a organização, 60 daqueles casos estão relacionados com a maior empresa de pesca da China, a China National Fisheries Corporation, detida pelo Estado chinês.

"Apesar do governo chinês estar a eliminar algumas práticas de pesca mais destrutivas nas suas águas, as lacunas nas políticas existentes conduzem à aplicação de normas menos rigorosas em África", lamenta em comunicado a organização.

Os casos mais recentes detetados pela Greenpeace ocorreram nas zonas económicas exclusivas do Senegal, Guiné-Bissau e Guiné-Conacri entre 26 de outubro e 21 de novembro de 2014.

Questionado pela agência noticiosa AFP, um responsável da empresa estatal de pescas chinesas recusou responder.

"Enquanto a China estendeu a mão a África durante o surto de ébola, empresas sem escrúpulos chinesas exploram ilegalmente o meio marinho da África Ocidental, aproveitando-se da fraca supervisão das autoridades locais e chinesas e prejudicando os pescadores locais e o meio ambiente", disse Rashid Kang, chefe da Greenpeace para a China.

 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

 

 

 

Guiné-Bissau: Presidente do PAIGC em digressão pelo leste e sul do país

Bissau – O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, inicia esta quarta-feira, 20 de Maio, uma visita de trabalho com a duração de quatro dias, em duas das três regiões da Província Sul do país, nomeadamente a região de Quinara e a região de Tombali.

A deslocação de Domingos Simões Pereira a estas localidades tem duas características distintas, entre as quais a de ordem política e governativa, que o leva ao encontro dos militantes do seu partido, e visitas a algumas instituições públicas nos sectores de Bambadinca, região de Bafatá, no leste do país, sectores de Quebo, Catió e Cacine, região de Tombali, Buba, Empada e Fulacunda, na região de Quinara.

De acordo com o programa do partido sobre esta visita, o Chefe do Governo vai aproveitar igualmente o encontro com os militantes do seu partido para lhes agradecer a confiança em si e no partido, que culminou com a vitória do PAIGC e do seu candidato, actual Presidente da República, José Mário Vaz, nas últimas eleições Gerais que tiveram lugar há um ano na Guiné-Bissau.

A sessão de encontros com as estruturas do partido realiza-se através das suas comissões políticas sectoriais e regionais, e com a população local.

Integram a comitiva o Primeiro-vice-Presidente do partido, o seu Secretário Nacional e a Coordenadora do PAIGC para a Província Sul, Carlos Correia, Teodora Inácia Gomes e Abel da Silva, respectivamente.

Chuva em Salvador é a maior desde 1995

 

Choveu 60,5% a mais que o normal na capital baiana este mês. O excesso de chuva já causou 21 mortes na cidade

 

21/05/2015 09:27:00

 

Por: Malam cande

 


Os transtornos não param em Salvador, ontem, mais uma pessoa morreu após um deslizamento de terra. A chuva das últimas três semanas já provocaram 21 mortes na capital. A chuva ultrapassou em 60,5% o normal para o mês de maio. Já foram 577,7mm desde o dia 1º deste mês até agora, sendo que a média climatológica é de 359,9mm ao longo maio inteiro.

O volume de chuva em Salvador desde o início do mês até agora é o maior desde 1995. Para se ter ideia, em alguns bairros de Salvador já choveu 630mm, o que representa o dobro da média do mês.

De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, as chuvas no leste da Bahia se estendem até o próximo fim de semana, com indicativo de trégua na última semana de maio.

A expectativa é que a chuva deve vai se estender para outras capitais do Nordeste brasileiro, como: Aracaju, Maceió, Natal, João Pessoa e Recife. Já por outro lado, em São Paulo desde 2009 o paulista não enfrenta uma chuva como essa, em torno dos 600mm.


Chuvas intensas matam 21 pessoas em Salvador desde o final do mês de abril

Ontem, uma mulher que foi soterrada após um deslizamento de terra foi achada morta na Ladeira da Montanha. Esta é a 21ª vítima que morre no período de chuvas na capital.

No dia 28 de abril, 11 pessoas morreram depois de serem soterradas na região de Barro Branco, neste mesmo dia, quatro pessoas morreram após um deslizamento na região de Marotinha, no bairro de Bom Juá. Outro deslizamento matou quatro pessoas no dia 10 de maio no bairro da Liberdade. No dia 11, um menino morreu após as paredes de sua casa caírem.

bissau

Guiné-Bissau: Primeiro-ministro visita estradas em construção na capital

Bissau – O Primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, visitou esta sexta-feira, 16 de Maio, as vias urbanas em construção na capital, Bissau, com a finalidade de acompanhar a evolução das referidas obras.

Entre as localidades em reabilitação constam a Avenida Osvaldo Vieira, a Avenida Cidade de Lisboa, a estada do Bairro Militar, a estrada de Pluba, a estrada em volta de Bissau, bem como a estrada que liga a rotunda do Bairro de Quelele ao Líbia Hotel.

No período da manhã do mesmo dia, o Chefe do Governo inaugurou a fábrica agro-industrial «ECO Bissau», situada no sector de Mansoa, região de Oio, norte do país, concretamente entre Jugudul e Finete, junto da tabanca de Mentém.

Em declarações à PNN, Domingos Simões Pereira disse que se trata de uma visita de rotina para constatar o nível de avanço das obras, o que já tinha sido feito antes mas ganha agora especial relevância com o aproximar da época das chuvas.

Neste sentido, o Primeiro-ministro disse acreditar que os trabalhos serão concluídos sem maiores complicações devido às chuvas. 

«Já constatei dificuldades de várias situações que eles estão a encontrar no terreno, porque que normalmente quando uma estrada é projectada primeiro colocam-se tubos de reserva para que todas as condutas possam ser canalizadas, o que não é o caso aqui, pois eles estão a trabalhar e a encontrar barreiras que devem ter soluções, que têm outras implicações financeiras», disse Simões Pereira.

Apesar desta situação, o Chefe do Governo disse acreditar nas capacidades dos técnicos das obras públicas, no sentido de resolverem a situação.

«Acredito não só nas qualidades das pessoas que estão envolvidas nestas obras como também na capacidade de resolverem estes problemas», disse o Chefe do Governo.

20/05/2015 06h28 - Atualizado em 20/05/2015 07h56

caju

Desvio de castanha de caju para o Senegal

Guiné-Bissau: Funcionários do Ministério do Comércio detidos em Ingoré

Bissau – Dois funcionários do Ministério do Comércio, Artesanato e Indústria encontram-se detidos desde esta segunda-feira, 18 de Maio, no Comissariado da Polícia da Ordem Pública, na Secção Administrativa do Sector de Ingoré, região de Cachéu, norte da Guiné-Bissau, disse à PNN fonte da Inspecção-geral desta instituição.

Os indivíduos em causa são uma agente da Inspecção do mesmo Ministério e sendo um fiscal da mesma instituição, ambos envolvidos na prática de desvio da castanha de caju para a vizinha República do Senegal.

O Governo anunciou, no início da presente campanha de comercialização de castanha de cajú, que fica expressamente proibida a sua saída do território nacional via terrestre, pelo que os eventuais autores correm o risco de punição severa, conforme a lei de comercialização da castanha de caju.
De acordo com Carlos Manuel Biague, o Governo vai continuar empenhado no combate a estas práticas, que há alguns anos lesam a economia nacional.

Entre as pessoas ainda na posse das autoridades policiais de Ingore encontra-se um cidadão que foi identificado como o proprietário da viatura onde a castanha foi transportada, num total de duas toneladas de produto com destino ao Senegal.

Esta foi uma das várias operações de apreensão, entre viaturas, motorizadas e bicicletas que as pessoas utilizam no norte da Guiné-Bissau, na tentativa de transportarem castanha de caju para o Senegal.

De referir que o Governo estipulou uma quantia de 40% atribuída aos denunciantes de pessoas, relativamente à saída de castanha de caju do território nacional via terrestre.

Publicado: Malam cande

 

 cplp

I Fórum da União de Exportadores da CPLP vai reunir mais de 1500 empresários

Lisboa – O I Fórum da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer em Lisboa, a 26 e 27 de Junho, e prevê a participação de mais de 1500 empresários lusófonos.

A notícia foi avançada pelo Presidente da União de Exportadores da CPLP (EU-CPLP), Mário Costa, que informou sebre a participação de mais de 1500 empresários provenientes de nove países da Comunidade, na iniciativa que vai ter lugar no Centro de Congressos da FIL, em Lisboa.

O anúncio foi feito durante a Conferência «Países da CPLP – Uma Janela de Oportunidades», uma iniciativa da UE-CPLP, da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Bastas, que se realizou nesta última localidade, no passado fim-de-semana, com a presença de cerca de duas centenas de participantes, entre empresários, especialistas em internacionalização de empresas, autarcas e dirigentes associativos.

De acordo com a organização, durante dois dias, empresários, gestores e entidades oficias dos países da CPLP juntarão experiências num mesmo espaço, onde decorrerão seminários temáticos por país, reuniões B2B, seminários temáticos sobre os grandes objetivos da UE-CPLP, uma Conferência intitulada «CPLP – Comunidade de Povos Abrangentes» e um Espaço Mostra de produtos e serviços.

Malásia e Indonésia concordam em dar abrigo a migrantes bloqueados

Milhares de pessoas estão presas no mar na costa dos países.
Pescadores socorreram quase 400 na costa da província de Aceh.

migrantes

Malásia e Indonésia concordaram nesta quarta-feira (20) em dar refúgio temporário aos milhares de migrantes bloqueados no mar, desde que possam ser restabelecidos ou repatriados no período de um ano.

"O reboque e o afastamento (dos barcos) vai cessar", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Malásia, Anifah Aman, em uma entrevista coletiva conjunta com o colega indonésio, Retno Marsudi.

Também concordamos em oferecer refúgio temporário com a condição de que o processo de restabelecimento e de repatriação aconteça em um ano pela comunidade internacional", disse Anifah.

"Indonésia e Malásia concordaram em continuar fornecendo assistência humanitária aos 7.000 imigrantes irregulares que ainda estão no mar", anunciaram os ministros em um comunicado publicado após uma reunião sobre a chegada de migrantes de Mianmar e Bangladesh.

O ministro das Relações Exteriores daTailândia, Tanasak Patimapragorn, também participou na reunião, mas não estava presente na entrevista coletiva.

Anifah disse que a Tailândia não aderiu até o momento à proposta porque primeiro deve confirmar se a medida está de acordo com Constituição tailandesa. "Malásia e Indonésia convidam outros países da região a unir-se neste esforço", completou Anifah.

quarta feira, 20 05 2015

Menino achado em mala na Espanha vive agora em centro para imigrantes

Menino de 8 anos foi encontrado pela polícia dentro de mala em aeroporto. Pai do garoto foi preso e vai responder por tráfico internacional de pessoas.

malam

Arriscar a vida para fugir da fome, da guerra e da miséria. Milhares de imigrantes, em barcos improvisados, enfrentam o mar atrás do sonho de começar uma vida nova em países com mais oportunidades. Uma busca que se tornou uma tragédia humanitária.

Essa semana, 700 pessoas de Bangladesh e Mianmar foram resgatadas de um navio que afundava perto da costa da Indonésia. Elas tentavam chegar à Tailândia. Também essa semana, 400 imigrantes que estavam atravessando o mediterrâneo, da Líbia para a Itália, foram recolhidos.

Somente em 2015, 65 mil pessoas entraram ilegalmente na Europa pelo mar. Todos os dias, uma média de 400 pessoas tenta atravessar as únicas fronteiras secas entre a África e a Europa.

As cidades de Ceuta e Melilla que pertencem à Espanha, mas ficam no continente africano, grudadas ao Marrocos. Uma viagem de apenas 90 minutos de barco pelo estreito de Gibraltar separa Ceuta do continente europeu.

A equipe do Fantástico esteve em Ceuta. Lá, oficialmente, é Espanha, União Europeia. E, do outro lado de uma cerca, já é Marrocos, já é a África. Imigrantes ilegais de diversos países tentam entrar na Europa passando por lá.

Uma câmera de segurança flagrou a principal forma de ataque à fronteira. Um grupo de centenas de pessoas, na sua maioria homens, avança em direção às grades. Eles escolhem as primeiras horas do dia, quando a segurança é menor e tentam pular as defesas de arame e concreto.
Dezenas são presas, mas muitos conseguem passar.

Há poucos dias, uma das tentativas mais extremas de atravessar a fronteira foi da família de Abu.  O menino de oito anos, da Costa do Marfim, foi encontrado pela polícia espanhola dentro de uma mala, no dia 8. O operador do raio-x da fronteira se surpreendeu ao ver a imagem.

O pai de Abu, Ali, mora na Espanha e foi preso por tentar levar o filho dessa maneira para a Europa. Ele vai responder por tráfico internacional de seres humanos. A mãe de Abu, Luci, contou que a família está há três anos lutando com a burocracia espanhola para legalizar a entrada do filho. Sem sucesso.

Pessoas já tentaram se esconder em partes de carros - até mesmo dentro de bancos e painéis.
Por isso lá, o policiamento é rigoroso. São oito quilômetros de cercas contínuas, seis metros de altura, arame farpado no alto. Mesmo assim, os imigrantes que tentam entrar clandestinamente, quando descobertos, têm direitos garantidos.

Quem é pego é recolhido pela Cruz Vermelha e levado para o centro de acolhimento de imigrantes. São mais de 700 pessoas. Eles podem ficar lá dias, semanas ou anos. Sempre com a esperança de dar o grande salto para a Europa. O centro não é uma prisão, os imigrantes podem entrar e sair livremente, mas precisam voltar de noite para dormir. O menino Abu vive agora em um quarto até que a situação dele seja resolvida.

Lá os imigrantes são classificados, entre os que pedem asilo político porque fogem de guerra ou alguma forma de perseguição religiosa ou sexual, e os que imigram fugindo da miséria e da fome.
Podem ser devolvidos aos países de origem ou conseguir o sonho de chegar à Europa ganhando o asilo, de forma legal. Atualmente o maior número de imigrantes do centro veio da Guiné.

Como Ibrahim Turê, de 35 anos, casado e pai de quatro filhos. Ele tentou chegar à Europa sozinho, mas foi capturado. A família ficou para trás, mas ele esbanja otimismo ao dizer que vai conseguir chegar à Europa.

"Todas as pessoas devem ter o direito de viver onde quiserem". Quem diz isso é o homem que chefia o socorro aos imigrantes. Germinal Castilho, chefe da Cruz Vermelha completa: "são milhares de seres humanos cujo único desejo é viver como seres humanos, viver como nós."

E esperam que, no futuro, eles não precisem saltar cercas em busca de uma vida melhor.

Publicado: Malam cande

terça-feira, 19 de maio de 2015

CARTA ABERTA 
Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau Dr.º JOSÉ MÁRIO VAZ 

Ao Excelentíssimo Senhor Eng.º DOMINGOS SIMÕES PEREIRA Primeiro Ministro, da República da Guiné-Bissau 

Ao Digníssimo Presidente da Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau - Eng.º CIPRIANO CASSAMA 

Vossa Excelência, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades - Embaixador Mario Lopes da Rosa. 

Representantes da Mídia nacional e internacional (Rádios, Televisão, Jornais impressas e digitais, Blogs e Sites informativos) e à Sociedade Civil em geral.

Prezados/as Senhores/as os nossos melhores e respeitosos cumprimentos, Nós do Movimento Pastoral Africano no Ceará, uma organização acadêmica com a finalidade de promover e incentivar o convívio entre os estudantes africanos no estado do Ceará, avançando simultaneamente com outras atividades que levem a uma maior troca de ideias e descoberta de interesses com outras organizações estudantis e auxiliar diretamente os estudantes em amenizar os seus problemas e gozo dos seus direitos de ir e vir como cidadão e (um grupo de estudantes e da Comunidade guineense solidários a estas causas) abaixo assinadas/os, vimos manifestar nossa veemente indignação e repudio ao descaso do Estado guineense com relação a situação dos estudantes e da Comunidade guineense no Brasil. Sendo assim baseando-se nos princípios dos direitos humanos e na constituição da Republica da Guiné-Bissau em cumprimento, o movimento pastoral africano, que tem acompanhado de perto a situação dos estudantes e a Comunidade guineense no Estado do Ceará e em todo o Brasil, através de pesquisas de opiniões feita com representantes estudantis e Membros da Comunidade em diferentes Estados brasileiro, discussões com grupos organizados de estudantes via rede social (Facebook, Skype, Whatssap), colectando dados e dos comentários da Comunidade em geral falando da insatisfação, no atendimento e qualidade de serviços prestados pela nossa representação Diplomática no Brasil. Excelências, na qualidade de órgãos de soberania nacional administradores, fiscalizadores das leis e das acções governativas, em defesa dos interesses social e da inserção da Guiné Bissau no rol internacional através dos acordos bilaterais entre a Guine-Bissau e diferentes países inclusive o Brasil, e todos os órgãos de comunicação social livres e transparentes que lutam pela liberdade de expressão, permitam-nos em nome de toda a comunidade Guineense no Brasil destacar algumas situações ocorridas com a Comunidade na presença dos ditos representantes do governo do Estado da Guiné-Bissau no Brasil: Inúmeras casos de falecimentos e morte dos cidadões guineense no Brasil: 

1. Professor, Augusto Beteba Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS morreu 8/01/2015; 

2. Estudante Braima Mané morreu afogado em Mariana/MG em 18/01/2015;

3. Graduado, Lester Raul Indeque, faleceu no Ceará vitima de doença em 28/14/2014;

4. Ciserina dos Santos, graduada em Gestão de Tecnologia da Informação faleceu vitima de doença no ceará em março de 2014;

5. Francisco João Nabalin, Ex-professor da Pontifícia Universidade Católica de Goias (PUC/GO) onde os médicos tinham que desligar os aparelhos 08/02/2013 e sepultando-o sem a presença de familiares com apoios dos estudantes e a Comunidade guineense local; 

6. Samuel Pinto Teixeira estudante de Biblioteconomia que faleceu no rio de janeiro vitima de doença em setembro de 2012;

7. Toni Bernardo da Silva assassinado covardemente a pontapés e socos pelos policiais, em Mato Grosso, acusado de pedir esmola numa pizzaria da cidade e assédio à mulher do empresário filho do Ex, policial em Setembro de 2011;

8. Caso dos estudantes guineenses no Ceará supostamente enganados e atraídos por propaganda enganosa das faculdades privadas, o caso foi parar na Defensoria Publica da União e Ministério Publico Federal, pois o agravante levou os alunos a ficar em situação de irregular no país (Brasil); E alguns problemas relatados pela Comunidade tais como: · Demora no processo de renovação dos passaportes por parte do Consulado em Brasília deixando o aluno sem a documentação principal da identificação; · Falta de contato entre a Comunidade e a embaixada, pois o órgão não responde os e-mails enviados pela Comunidade; · Os passaportes renovados com erros e rasuras trouxera prejuízo e constrangimento aos titulares. · O Cônsul só renova Passaporte dos estudantes ou das pessoas que ele quer envolvendo até questões pessoas; · O Cônsul só a avisa que vai estar numa Cidade via Facebook pessoal as vezes as pessoas tem que o localizar nos lugar inapropriados para renovação de passaportes; · Quando alguém ligar na embaixada exigindo da demora de serviço consular em vez deles tentarem resolver a situação de uma boa forma eles partem para agressão verbal; Um falso projeto, liderado por um Pastor de Nome “Inoque Silva” Ex-estudante da Universidade Paulista (UNIP). Com certificado de reconhecimento e de parceria com a Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil, assinado pela Embaixadora Eugenia Saldanha. Nessa missão foram delegados Secuna Baldé e Helmer Araújo (filho da Embaixadora) ministro-conselheiro e assessor da imprensa e cultura respectivamente.

Estes indivíduos que acompanharam o Pastor Inoque Silva, onde ele apresentou o projeto aos estudantes no Ceará. Um projeto que seria uma oportunidade de estudar com menos custos onde os alunos pagariam uma taxa única da adesão da bolsa no valor de R$300.00 o que garantia os estudos e a residência. 

Segundo o Pastor “Inoque Silva” num documento apresentado no ato da reunião, assinado por ele e a Chefe da emissão da Guiné-Bissau no Brasil, Embaixadora Eugenia Saldanha, tudo será mantida pelo governo brasileiro com o apoio da Universidade Paulista. Os estudantes revoltados não aceitaram a proposta porque já tinha outros problemas de gênero e, além disso, a comunidade da visita era para inteirar da situação dos estudantes não anunciar uma vaga de estudo. 

Há poucos dias temos informações a partir de Bissau que o referido projeto não passa de uma falsa promessa, pois de novo estava previsto a entrada de 254 alunos no Brasil que seriam estudantes da Faculdade JK de Brasília através deste mesmo projeto. Mais uma vez não houve a manifestação da parte da embaixada perante o assunto, mesmo estando à frente facilitando acordos entre as partes. Representantes da embaixada sem mínima pretensão em apurar os casos da violência com a Comunidade, e prestar assistência aos estudantes perante a justiça. Não houve apoio algum. Nos casos de falecimentos a embaixada só se limita em dar nota de falecimento, outros nem se quer a uma nota, em todos os casos o órgão lamenta “falta de condições financeiras”. 

Queremos sublinhar que a embaixada da republica da Guiné-Bissau no Brasil abriu as suas portas para o publico no ano de 2011. Uma representação diplomática com as seguintes estruturas: Uma figura sendo a Embaixadora, o marido Assessor para áreas Administrativas, o filho Assessor de imprensa e um amigo da família na altura era Assessor para áreas Jurídicas que saiu depois de terem contraídos uma divida acumulativa com ele. Só tem um Primeiro Secretario na altura enviado pelo Ministério dos Negócios estrangeiro (MNECIC) aguardado a chegada de um outro elemento que era a figura de um Cônsul. Com toda essa estruturas ora desenhada, não queremos que é assim que o Governo da Guiné-Bissau distribuiu os papeis e as funções naquela instituição. Pois há informações que dão conta de que a embaixadora alegou que tinha faltas de quadros para “dar vasão” esta é a frase que compõe o teor da mensagem do pedido de visto que ela encaminhou a embaixada do Brasil em Portugal para que elas emitam um visto de trabalho, para um cidadão guineense vir ao Brasil exercer cargo de Assessor de imprensa na embaixada da Guiné-Bissau no Brasil segundo as informações que temos, esse fulano acima referido seria o seu filho, e esse mesmo pedido foi feito a (MNECIC) e não foi atendido de igual modo que os pedidos para as pastas de assessores para áreas financeiras e Assuntos jurídicos não foi aceite mesmo assim, a embaixadora confundiu seu cargo “embaixadora plenipotenciária da republica da Guiné-Bissau no Brasil para exonerar antigo Cônsul (Tcherno N'djai) em Campinas/SP que fazia um trabalho melhor que um grupo de cinco (05) pessoas e nomear Cônsul honorários de fachadas no Brasil até nos Estados Unidos e decidiu colocar a sua família e os seus amigo para exercer funções assim como usou essa prerrogativas pensando que ela é presidenta da republica da Guiné-Bissau no Brasil por cima ignorando o ministério das relações exteriores que emitiu “N” comunicados proibindo isso e aquilo. Ainda ouvimos casos de pancadaria na embaixada, sem contar com casos de denuncias de mau usos da coisa publica (automóveis) do corpo diplomáticos nos lugares inapropriados em Brasília (Bares, Favelas e Becos) estranhos. 

A embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil recebe desde 2011 anualmente através da CPLP, no âmbito do Projeto de apoio a instalação, manutenção e estruturação da embaixada da Guiné-Bissau no Brasil: 

2011/ 1º Ano.
 Recebeu, manutenção da Instalação, e prestação dos serviços apoiado pelo CPLP num valor total - 158.006,02 EUROS.

2012/ 2º Ano. 
Fornecimentos e Serviços: no valor de 88.694,23 Euros (oitenta e oito mil seiscentos e noventa e quatro euros e vinte e três cêntimos). 

2013/ 3º Ano. 
Fornecimentos e Serviços: no valor de 93.128,94 Euros (noventa e três mil cento e vinte e oito euros e noventa e quatro cêntimos). 

2014/ 4º Ano. 
Fornecimentos e Serviços: no valor de 97.785,39 Euros (noventa e sete mil e setecentos e oitenta e cinco euros e trinta e nove cêntimos. 

2015/ 5º Ano. 
Fornecimentos e Serviços: no valor de 102.674,66 Euros (cento e dois mil seiscentos e setenta e quatro euros e sessenta e seis cêntimos) segundo informações que temos. 

Com estes valores acima mencionados, como a embaixada pode disser que não tem condições financeiras para apoiar os estudantes e familiares dos falecidos no translado dos restos mortais, deixando esta responsabilidade pelos colegas que muitas das vezes usam a mesma estratégia de mobilização na mídia, organizações religiosas e próprios membros da Comunidade. Muitos estudantes já fizeram reclamações sobre o atendimento e renovação dos passaportes, trabalho mal feito que muitas das vezes resulta na devolução do mesmo com rasuras, erros na renovação (Ex. renovado no dia 20/01/2015, valido até 19/01/2015 ou seja venceu um dia antes de ser renovado!) os quais é recusado nos cartórios e na policia federal prejudicando assim o aluno portador.

A constituição da republica da Guiné-Bissau de 1996 nos seus princípios de direitos, liberdades, garantias e deveres fundamentais nos seus, · 

Artigo 27º Inciso 2 garante que os cidadãos residentes no estrangeiro gozam do cuidado e da proteção do Estado. · 

Artigo 34º Todos têm direito à informação e à proteção jurídica, nos termos da lei. ·

Artigo 35º Nenhum dos direitos e liberdades garantidos aos cidadãos pode ser exercido contra a independência da Nação, a integridade do território, a unidade nacional, as instituições da República e os princípios e objetivos consagrados na presente Constituição. 

Diante dessas inaceitáveis acontecimentos e outras situações que afetam a comunidade nós do movimento pastoral junto com a comunidade guineense no Brasil exigimos em caráter de urgência aos Exmos, senhores presidente da Republica Sr. José Mario Vaz e o ministro dos negócios estrangeiro e cooperação Sr. Mario da Rosa, uma apuração urgente dos casos aqui citados e fazer a substituição IMIDIATAS da embaixadora Eugenia Saldanha Araujo e CônsulFernando Borja Araújo Monteiro, não queremos mais essas pessoas a frente da nossa representação devido as suas omissões e abandonos da Comunidade nos momentos precisos. Exigimos o respeito pela vida, os nossos direitos de ir e vir como cidadãos Guineenses, garantido pela nossa carta magna. Exigimos que o Estado assume o seu papel e suas responsabilidades respeitando a constituição da republica guineense, a sociedade estudantil e a Comunidade em geral. Por fim em nome de todos os estudantes e da Comunidade guineenses residentes no Brasil o movimento pastoral vem por meio desta carta a pedir apoio aos nossos pais, irmãos e familiares em geral que nos ajude mudar está realidade que ca vivemos no Brasil, precisamos que as vossas vozes junte-se as a nossas para ceifar estes problemas que todos os dias violam os nossos direitos. 

Também agradecemos a vossa atenção e esperamos a resposta satisfatória da vossa parte de substituição da embaixadora e o Cônsul pois só assim podemos assegurar nossos direitos, independente do grão a gravidade dos casos. Prevenindo das futuras violações. Estamos vigilantes a espera da reação do Governo da Guiné-Bissau, caso contrario vamos ter que acionar o governo brasileiro e a CPLP para exigirmos os nosso direitos e informar a real situação daquilo que é a embaixada da Republicada Guiné-Bissau no Brasil. mais uma vez esperamos contar com apoio de todas as entidades acima citadas e a sociedade civil. Assinam-se esse manifesto: Link de petição: https://secure.avaaz.org/po/petition/PR_PM_PANP_Imprensas_e_Midias_Sociais_Sites_da_Rep_da_GuineBiss...... 

Endereço do Movimento Pastoral Africano
 AV. bezerra de Menezes, Igreja Nossa Senhora das Dores, Fortaleza – Ceará 

Publica: Por Malam cande

 

Brasília...: O poder na Guiné-Bissau é para a elite e os ladrões - caso da nossa embaixada no Brasil


"O Governo da República da Guiné-Bissau e os governantes me dão vergonha, até quando que a Comunidade guineense no Brasil vai parar de pedir dinheiro porta a porta para translado dos restos mortais dos seus entes queridos que saíram do país em busca de um sonho, conhecimento. E por infelicidade do destino acabaram falecendo por razão da doença ou fatalidade de qualquer ordem...

Justificativas:

Não temos dinheiro, Não temos meios, Comunicamos a MNE.
Só Queria perguntar o seguinte:

E o dinheiro de renovações de passaportes, 15,00 reias para cada passaporte?

O dinheiro de emissões de Passaportes, 325,00 reais para cada passaporte?

E emissões de vistos e demais documentos pela nossa representação Diplomática no Brasil?

Será que é segredo de Estado saber como é utilizado o dinheiro que nós pagamos?

Meu Deus até quando isso vai continuar acontecendo e o Estados fica de olhos vendado a pensar no seu bolso, os ditos autoridades a comprar (Whisky, fazer festas) com dinheiro do povo, a pagar conta das moçadas em diferentes Estados Brasileiros com o nosso trocado, a viajar de Estado a Estado roubando dinheiro de pobres estudantes que também os seus familiares são funcionários públicos naquele país e pagam impostos.

Senhor Presidente da República José Mario Vaz, Primeiro Ministro Domingos Simões Pereira, por favor, acudem-nos, já estamos fartos de tudo isso que esta acontecendo é só tomar notas, estamos anotando tudo.

Sabemos que tudo isso é difícil pra vocês porque são problemas que envolvem partido pedido dos familiares que querem ver seus filhos trabalhando no governo por terem apoiados na Campanha para as Eleições legislativas e presidências na Guiné-Bissau, mais se os senhores querem mesmo que essa terra “RANKA” devemos seguir o caminho da verdade, devem dar trabalhos aos que merecem:

Os jovens que deixaram suas famílias para estudar anos e anos, os que estão em Bissau se matando para ter uma formação digna, pessoas com competências administrativas.

Não, colocarem grupo das pessoas que ficam na Sede do Partido e não sabem fazer nada para colocar no aparelho de Estado.

Se quiserem mesmo que todos nós “PA MITI MON NA LAMA” demos os nossos esforços, por favor, não deixem os corruptos fazerem parte disso porque não vai chegar fim.

Se fossem os vossos filhos ou familiares, com certeza fariam algo de diferente.
Mais lembrem que fizeram o povo votarem em vocês ?

Promessas da campanha, por favor, cumprem com as vossas promessas, tirem esse larápios daqui e ajudem no processo de translação dos restos mortais do nosso amigo e irmão Schwarzenegger Buchwald Vieira Monteiro "Doni" como é conhecido pela Comunidade no Brasil.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e seus bons filhos.

Hiaosmin Vanderlei Tavares Costa 
Publicado por Malam cande
Estudante Guineense no Brasil"

DENÚNCIA DC/CHEFI TENE KASSA NOBU: O presidente da ARN está a construir uma super-vivenda por trás do BCEAO. O seu vencimento de 2 milhões e outros esquemas devem dar cá um jeitão...MAIS: O mandato de Djibril Mané ACABOU (quatro anos são quatro anos são quatro anos) mas ele, como é do núcleo duro do primeiro-ministro e a ARN até FINANCIA campanhas políticas, deve ficar por lá até à reforma...AAS

 

URGENTE: A polícia há pouco, via telefone: "Fomos à procura do Alípio Dias, mas não o encontramos." A minha resposta: "Não foram nada. Disse-vos que ele mora ao lado da meteorologia, que perguntem apenas pela casa do TCHINHO CONHÉ - todos conhecem!!! Desafiei até a polícia: "venham à minha casa e chegamos a ele." Que não, "não podem"... Mas disse mais: Disse que, "se fosse para prender o António Aly Silva, eu já estaria na cadeia há dois dias, e, com sorte, todo partidinho..." Engoliram em seco. Amigos, fiz o meu trabalho de casa e já sei tudo o que se passou. Vem BOMBA! AAS